Pintar paredes
Decoração e Paisagismo

Vai pintar paredes? Aprenda a preparar a tinta de forma adequada!

Está pensando em mudar a cor da sua casa e vai pintar paredes? A pintura de casa pode te trazer algumas dúvidas e por isso, esse conteúdo veio na hora certa para te ajudar!

Isso porque, apesar de pintar paredes, na prática, ser fácil, na hora de escolher a tinta e preparar, é necessário ter cuidado.

Não basta apenas abrir a lata e aplicar e se essa simples informação você não sabia, então continue lendo por que tem muito mais!

Escolha a tinta para pintar paredes

Você sabia que há variados tipos de tintas? Pois há! Existe tinta para diferentes tipos de superfícies, e para cada superfície a um tipo específico de tinta. Ficou confuso? Vamos a explicação:

Para pisos há uma tinta especial para a superfície. Por exemplo, há piso de madeira, piso de cerâmica, de vinil e por aí vai. Entendeu?

No caso, para pintar paredes, isso não é diferente. Seja como for, vale primeiramente escolher a tinta de paredes – é claro -, mas vale entender, qual a mais adequado para a superfície.

Cores para pintar paredes

Por certo, escolher as cores das tintas para pintar paredes e decoração a sua casa pode ser uma das partes mais legais ou também a mais difícil, na hora de reformar ou decorar.

Porém, para cada tipo de ambiente é importante entender as cores que podem favorecer ou não o ambiente. Se o cômodo for pequeno, ou com pouco luz, as cores claras ajudam a iluminar o ambiente.

Já em ambientes amplos, pode-se brincar com as cores mais quentes e deixar o cômodo mais confortável. Isso também vale para cada como de forma individual e de acordo com o desejo para ele.

Logo, se deseja o ambiente mais alegre, como na cozinha onde a família se reúne, tons em amarelo ou laranja, irão dar um toque especial.

Para o quarto do casal, tons envelhecidos, pastéis e avermelhados aquecem a vida a dois. Já para o quarto das crianças, as cores claras, com detalhes em cores animadas, deixam o ambiente com carinha de infância.

Pensando nisso, quando for escolher as cores para pintar paredes, entenda as necessidades de cada ambiente o seu desejo para com essas cores.

Pintar paredes: saiba como fazer!

Hora de preparar a tinta!

Como dito lá em cima, não basta abrir a lata e pintar as paredes. Inclusive, muitas pessoas não se preocupam em preparar a tinta antes de pintar, achando que isso vai melhorar a qualidade da pintura.

No entanto, não é isso acontece. Afinal, dessa forma a tinta não rende, e pintura pode manchar ou ficar com um aspecto desagradável.

Já que as tintas atualmente são bastante sofisticadas e vem com uma textura acentuada, que requer a diluição em água para permitir que ela fique mais fácil de manusear.

Normalmente os fabricantes de tintas dão as instruções de como fazer esse processo antes de pintar as paredes. O mais indicado é colocar 20% de água na primeira demão de tinta e 10% na segunda e terceira demão. Caso você utilize um compressor dilua 30% de água.

Também é preciso prestar bastante atenção no momento de diluir a água na tinta, para não exagerar. Vá colocando aos poucos, e quando sentir a tinta fluída, saberá que chegou na quantidade de água certa.

Contudo, não tem segredo. Mas se não fizer dessa forma, você poderá gastar mais do que imaginava. E além de estragar a decoração. A diluição feita da forma errada pode além de te fazer gastar mais, pode trazer consequências a longo prazo como:

Se adicionar muita água:

  • Bolhas;
  • Descascamento;
  • Desperdícios;
  • Sujeira;
  • Mais demão;
  • Prejuízo.

O serviço que faria em pouco tempo, acabaria dobrando pela necessidade de tantas demãos. E aí, quando percebesse, que a pintura não teria ficado ao seu gosto, precisaria comprar ainda mais tinta.

Se adicionar pouca água:

  • Marcas de rolo e pincel;
  • Dificuldade na aplicação;
  • Descascamento;
  • Falta de aderência;
  • Retoques em evidência.

E também, maior tempo de secagem, manchas e um aspecto nada agradável, como se tivesse passado cola nas paredes.

Antes de diluir, entenda o manual da tinta

Já vimos até que pintar paredes, é fácil mas não tanto, não é?

Agora saiba que além de diluir, algumas tintas precisam de mais diluição de água do que outras. Com a tabela abaixo você não terá mais dúvidas da quantidade de água e poderá deixar as suas pinturas lindas!

Como saber a quantidade de água ideal para diluir a tinta e pintar paredes:

Tintas1º mão2º mão
Látex Acrílico Fosco20%10%
Látex Acrílico Semi-brilho e Acetinado20%10%
Látex PVA30%20%
Liqui Base50 a 100%
Selador Acrílico10%

Dicas extras para pintar paredes

Porém, não é apenas de tinta que se faz uma boa pintura!

Antes de pintar as paredes, além da tinta e do processo de diluição, também precisa dos materiais para isso. Pincéis são ótimos para fazer cantos e rodapés. No entanto, é o rolo que ajuda a dar o acabamento perfeito e agilizar o tempo de pintura, opte por eles.

Se quiser fazer pinturas artísticas e brincar na hora de pintar as paredes, não esqueça de comprar fitas adesivas, para fazer os desenho. Falando em fitas, cuidado para não pintar locais que não deveriam.

Lembre-se de proteger o chão e móveis, com papéis, e de passar fita em superfícies que não consegue tirar, como os interruptores. E ah! Antes de pintar, passe uma vassoura em toda a superfície em que irá aplicar a tinta, para tirar o pós e outras sujeiras.

Agora que você já sabe como diluir e preparar a tinta antes de pintar as paredes, você já está preparado para deixar tudo mais colorido!

Leia mais:

+ Vai reformar ou pintar sua casa? Veja estas dicas sobre tintas!

+ Dicas de móveis, cores, textura e brilho para sala de jantar

Você pode gostar de ler também...

1 Comment

  1. Avatar
    almir teixeira da rocha says:

    Gostei mto……

Comments are closed.