Decoração e Paisagismo

Decoração industrial ganha adeptos dentro de casa

Estilo apropriado de grandes fábricas decoram casas e apartamentos

Decoração industrial

Assim como o atelier de desenho de Samantha, a sala de jantar também pode ter uma parede inteira de tijolos aparentes.

 

Quando Samantha Reis pensou em reformar sua casa, a ideia inicial era transformar o ambiente em uma espécie de loft. Para complementar o estilo despojado e livre, a animadora de desenhos 3D buscou alguns elementos que contemplassem os estilos rústicos e contemporâneos, com o máximo de espaços aproveitados. Encontrou na decoração industrial o caminho certo! Assim, em uma grande área de conveniência, no segundo andar de seu sobrado, deixou tijolos aparentes em uma grande parede, tirou o forro do teto e contratou um eletricista especializado que deixasse as luzes suspensas por estruturas de ferro, pintadas em vermelho, bem como os conduítes e tomadas aparentes, embutidos no chão.

“Por ter um pé direito alto e um espaço de mais de 60m2, não precisei de muitos objetos para compor a decoração em estilo mais rústico. Coloquei armários, sofá confortável, estante de livros e uma mesa de desenho e o ambiente ficou muito aconchegante, além de espaçoso”, conta. Além disso, grandes claraboias fazem às vezes de objetos que deixem a iluminação entrar naturalmente no dia a dia.

Elementos selecionados

Para começar a imaginar um projeto que envolva a decoração industrial é necessário, primeiramente, ver o ambiente como um todo: há espaço para tais elementos? Como a ambientação e escolha dos móveis vai complementar o espaço? As cores pensadas se encaixam no estilo de decoração? Ao responder essas perguntas afirmativamente, meio caminho está andado. Para a escolha dos móveis, por exemplo, o melhor é pensar em móveis de metal, alvenaria, grandes balcões e armários – tanto de prateleiras, como de concreto ou cimento queimado.

As cores podem ser neutras ou marcantes. Depende de seu gosto pessoal. Basta associá-las a grandes unidades fabris. Por isso, paredes brancas podem dominar o espaço, mas basta uma parede em cor terracota, para adicionar àquele território o charme e movimento necessários (foto).

Decoração industrial

Iluminação direcionada especialmente feitos para unidades fabris

Iluminação natural e direta

Manter a autenticidade de um ambiente, aproveitando também sua iluminação natural pode fazer com que este fique especialmente atraente aos olhos de quem aprecia a decoração industrial. Janelas grandes, claraboias no teto e luzes suspensas por barras de ferro (como fez Samantha) garantem uma iluminação uniforme de dentro dos projetos industriais.

Harmonia com outros estilos

Se o seu desejo não é o de tornar a decoração totalmente industrial, mas aproveitar os elementos que este tipo de decoração reserva, não tem problema: opte por apenas transformar um dos cômodos no estilo de decoração industrial e veja como encaixar elementos de decoração retrô, neoclássico e até mesmo moderno. Sua casa agradece!

 

Autor: Adriana Lima– 24 anos, jornalista e apaixonada por decoração

Você pode gostar de ler também...