Decoração e Paisagismo

Dicas de decoração para o quarto masculino

Fazer a decoração de um quarto masculino é pensar, sobretudo, na praticidade do ambiente. Nada de móveis em excesso ou itens desnecessários. O melhor é investir em peças multiuso e funcionais como armários com portas de correr.

“Homens gostam de espaço e dão preferência a decorações minimalistas. Por isso, invista em peças que facilitem a circulação, além de nichos e gavetas organizadoras”, diz Victoria Enrica, arquiteta.

Mas não é só isso. As cores e as texturas também precisam ser bem escolhidas, para nada estragar a harmonia do ambiente.

Leia mais no Arkpad: Quarto de casal – 20 ambientes para se inspirar

Esqueça as cores chamativas e invista nas sóbrias – cinza, preto, marrom e azul escuro. Tome cuidado apenas para não afetar a sensação de amplitude. A alternativa para quartos pequenos é usar tons neutros, deixando o colorido apenas nos itens decorativos (aproveite para usar o amarelo e o laranja). Texturas e estampas são permitidas, contudo, nada de flores, brilhos, peles ou animal print. “Uma dica é apostar no camurça, xadrez e até mesmo no listrado, tanto na roupa de cama como nos revestimentos”, afirma Victoria.

Dicas para decorar o quarto masculino

A cabeceira da cama é mais um trunfo na hora de decorar. Invista em painéis forrados e dê preferência a modelos de couro preto. Outro cuidado nos quartos masculinos é evitar tapetes muito felpudos e almofadas soltas. Mas a decoração vai além. É fundamental caprichar na escolha dos objetos decorativos. Abuse de itens com toque industrial ou relacionados ao universo do esporte e automobilismo. Pendurar a bicicleta em um espaço de destaque da parede, por exemplo, é uma alternativa que transforma o visual do quarto. E caso o morador seja mais velho, o mais indicado é fugir das propostas temáticas e abusar dos objetos de design consagrados.

Móveis de madeira com tons escuros, como carvalho e cumaru, também conferem um ar masculino ao espaço.

Desse modo, não hesite em espalhar mancebos e cabideiros deste material pelo quarto ou ainda investir em peças de estruturas metálicas. Use a madeira também no revestimento do piso e nos painéis da cabeceira da cama. E não se esqueça de planejar o projeto luminotécnico do ambiente. “O quarto fica ainda mais charmoso quando há a presença de luminárias em trilhos, o que remete a decoração à estética industrial”, diz Natalia Noleto, arquiteta.

Texto escrito por Giulia Simcsik

Você pode gostar de ler também...