Decoração e Paisagismo

Sobrado pequeno: dicas para a decoração de Halloween

Tradicional nos EUA, a comemoração do Halloween, ou Dia das Bruxas, tem ganhado cada vez mais relevância no Brasil. Qualquer lugar pode ser decorado, mas um sobrado pequeno pode ganhar um ar aterrorizante com algumas decorações simples para o dia 31 de outubro.

halloween
efeites de decoração para o halloween

Com uma festa programada ou não, as crianças podem se divertir ajudando a decorar seu lar, criando morcegos, abóboras, bruxas e outros animais e seres fantásticos. Diversos materiais podem ser utilizados, inclusive com conceitos ambientais de reciclagem. Confira algumas dicas para a decoração ficar assustadora e divertir a todos.

Como decorar um sobrado pequeno

Envolver os pequenos na produção da decoração do sobrado pode ajudar a diminuir alguns medos de monstros comuns na infância. Fazer uma bruxa a partir de uma boneca, criar potes de vidro decorados para colocar velas e até utilizar cartolina e outros papéis pode ser uma boa alternativa a comprar os enfeites prontos.

No caso de um sobrado pequeno, a existência do segundo andar traz grandes possibilidades. Na fachada, por exemplo, é possível pendurar grandes teias de aranha e até pendurar vassouras com fio de nylon invisível. A escada que leva ao andar superior pode ter abóboras, castiçais e potes de vidro decorados com velas.

Itens tradicionais do Halloween

Cores fortes são as principais utilizadas na decoração. Preto, roxo e laranja são os destaques, mas fantasmas, múmias e outros seres trazem o branco e até o vermelho. Para saber dosar, lembre-se que apesar de assustadora, a decoração não pode trazer má impressão às crianças.

Os principais itens que fazem parte do Halloween e devem estar presentes em uma decoração ampla do sobrado são:

  • Morcegos.
  • Cobras.
  • Gatos Pretos.
  • Bruxas.
  • Múmias.
  • Ratos.
  • Aranhas.
  • Abóboras.
  • Cemitérios.
  • Fantasmas.
  • Vampiros.

Diversos outros seres fantásticos e animais podem ser usados na decoração, como o Frankstein, sanguessugas e simulações de partes do corpo humano. Além de misturar todos os itens tradicionais, também é possível escolher apenas um tema e seguir a decoração, como uma casa mal-assombrada, castelo do drácula ou uma reunião de bruxas.

Para definir o tema, vale analisar alguns pontos como a presença ou não de crianças, a festa que poderá ocorrer em si e também o envolvimento dos convidados. A decoração do sobrado pode acontecer apenas por diversão ou para ambientar uma festa divertida.

Em ambos casos, invista em sua criatividade e busque itens fáceis de serem produzidos. Fazer a própria decoração, especialmente com a ajuda das crianças, é mais barato e mais original do que comprar diversos objetos em lojas de decoração para festas.

Na internet, é possível encontrar diversos moldes e tutoriais que ensinam desde a fazer lanternas em abóboras até teias de aranha de algodão. Bexigas laranjas e brancas com olhos e bocas desenhados com canetas hidrográficas também trazem um ar divertido ao ambiente.

Outras possibilidades

Caso não tenha crianças pequenas em casa, você pode investir em uma decoração mais assustadora, inspirada em filmes como “Jogos Mortais” e “O Massacre da Serra Elétrica”. Compre enfeites que simulam partes do corpo humano ou produza em casa, espalhe roupas rasgadas pelo ambiente. Você pode até mesmo deixar uma “perna” de uma calça cheia de espuma e com sapato pendurada na escada.

Para quem não deseja enfeitar a casa com aranhas e fantasmas, é possível aproveitar que o dia 31 de outubro também marca o Dia do Saci e investir nos seres do folclore brasileiro para decorar e ensinar algumas lendas brasileiras para as crianças. Entre as criaturas, podemos destacar o Boitatá, Saci, Iara e o Curupira.

Agora que você já tem uma base sobre a decoração de Halloween, selecione alguns seres, separe os materiais e divirta-se decorando seu sobrado pequeno. Tem mais alguma sugestão sobre o tema? Deixe um comentário.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...