Decoração e Paisagismo

Dicas para deixar o piso da casa sempre bonito

O piso é uma das partes mais importantes no visual da casa. Seja qual for o tipo de revestimento, é importante fazer a manutenção da forma correta para mantê-lo sempre bonito e conservar suas características por muito mais tempo.

Reunimos abaixo algumas dicas para manter os pisos sempre bonitos, confira!

Cimento queimado

Cada vez mais presente nas casas, o cimento queimado possui um aspecto rústico bastante valorizado nas decorações contemporâneas. Bastante resistente e durável, o cimento queimado pede a remoção de sujeiras e poeira com o uso de aspirador de pó ou vassoura de cerdas macias. Para lavar, basta aplicar água e sabão neutro utilizando uma escova (para sujeiras mais difíceis) ou pano limpo. Seque bem após a lavagem, pois a superfície não deve ficar molhada após a limpeza. O uso de resinas acrílicas é uma boa opção para aumentar a durabilidade do piso.

Ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico é bastante resistente, mas precisa de alguns cuidados para manter a beleza. Remova o pó e a sujeira com aspirador ou vassoura macia, e depois passe um pano com água e sabão neutro. Esse piso deve ser muito bem seco com a ajuda de uma flanela macia, pois mantê-lo com água por muito tempo pode causar manchas no revestimento. Quinzenalmente, recomenda-se a aplicação de cera específica para piso hidráulico ou cera comum líquida incolor com rodo e flanela macia.

Piso vinílico

Bastante similar ao piso laminado, o piso vinílico possui um toque emborrachado ao pisar e é muito resistente. Porém, não é resistente à água e não deve ser lavado, apenas limpo com aspirador de pó ou vassoura macia e um pano levemente umedecido com água e detergente neutro. Seque muito bem após a higienização. Jamais utilize escovas duras, esponjas abrasivas, produtos de limpeza como água sanitária, álcool, removedores, saponáceos em pó, entre outros do tipo.

Piso laminado

Com o aspecto similar ao piso vinílico, o laminado requer alguns cuidados extras para limpeza e conservação. Ele não deve ficar exposto ao sol e nem à umidade, e jamais pode ser lavado. Sua limpeza é simples, podendo ser feita com a combinação aspirador de pó + pano úmido bem torcido, com água e sabão neutro. No caso de manchas – como esmalte de unha, suco de uva, vinho, caneta esferográfica, massa de modelar, entre outras, uma mistura de sabão neutro e álcool pode ser aplicada com delicadeza e removida rapidamente. Não utilize cera neste tipo de piso, pois com o passar do tempo ele pode ficar manchado.

Pisos de cerâmica

Um dos pisos mais fáceis de conservar e de limpar. A poeira pode ser retirada do piso cerâmico liso com aspirador de pó ou vassoura de cerdas macias, enquanto no piso antiderrapante as vassouras de cerdas mais duras são recomendadas. Os pisos lisos podem ser limpos com pano úmido e detergente, enquanto os ásperos podem ser higienizados com saponáceos ou lavadoras de pressão. Manchas de gordura podem ser retiradas com bicarbonato de sódio diluído em água.

 

Autor: Aline Matos

 

Você pode gostar de ler também...