Decoração e Paisagismo

Dicas para escolher os estofados que mais combinam com a sua decoração

Almofadas, luminárias, arranjos. Esses detalhes que trazem magia para a sala são relativamente fáceis de selecionar. Mas a escolha dos estofados podem ser uma tarefa desafiadora. Aqui você encontra cinco dicas que vão te ajudar a adquirir aquele que mais combina com a sala.

esofados1

  1. Defina se o estofado vai ficar em evidência

Vamos supor que você não vai mudar as cores do ambiente. As paredes, cortinas e outros adereços que você já tem na sala vão permanecer como são. Você só precisa de estofados novos. Então, qual será a melhor cor para eles? Para não errar, responda às seguintes perguntas:

  • Você deseja que os estofados fiquem em evidência?
  • Você quer que os estofados fiquem camuflados no ambiente, de modo que outros elementos (placa 3d ou revestimento 3D) “apareçam”?

Se você respondeu sim para a primeira pergunta, seus novos estofados devem ser do tipo que chamam a atenção por algum motivo: formato, cor ou tamanho. Portanto, pense bem antes de comprar estofados que entrarão em guerra com a cor dominante na sala.

Se você respondeu sim para a segunda pergunta, escolha um estofado com a mesma cor ou tonalidade bem próxima daquela das paredes, das cortinas e do tapete.

  1. Cores e estampas nos estofado

Você optou por destacar o estofado, mas não quer uma cor única nele? Sim, os estofados podem ter estampas. As geométricas são mais versáteis que as florais. Estofados também podem ser xadrez. Procure usar estampas de tamanho pequeno, já que os estofados são peças grandes.

E no caso de várias poltronas? Cada uma pode ter uma cor? Sim, desde que elas sejam do mesmo modelo. Também é preciso que a tonalidade das paredes e da cortina seja neutra, como branco gelo.

  1. Tirando o foco dos estofados

Você escolheu deixar o estofado um tanto invisível, já que ele é marrom e sem graça. Nesse caso, capriche em almofadas com cores vibrantes, como azul turquesa ou amarelo ou a combinação das duas cores. Mostre essas cores em detalhes presentes nos objetos da sala, como molduras dos quadros, vasos, luminária e outras peças decorativas

 

estofados2

 

Escrito por Bruno de Avila, professor na FMU e designer de revestimento 3d para a empresa Fina Camada.

 

Referências:

http://annieselke.com/search?text=lloyd
http://blog.annieselke.com/01decorating/5-tips-choosing-perfect-upholstered-furniture-tonal-decorating
http://annieselkefurniture.annieselke.com/

 

 

Veja também:

Descubra quais são as casas mais caras do mundo

Como ter espaço em quartos pequenos

Papel de Parede 3D

 

 

Você pode gostar de ler também...