Planejamento
Faça Você Mesmo

Como planejar uma boa mudança?

A sensação de mudança é muito boa, mas quando se trata da mudança de um imóvel logo surge certo pânico, não é mesmo? Seja pelas más experiências que você já teve com essa situação, por pensar na quantidade de coisas que precisam ser encaixotadas, o medo de perder alguns pertences, por não saber se organizar e por conta dos mais variados motivos. Mas calma isso não precisa acontecer!

O segredo para conseguir realizar uma mudança sem estresses e perdas é simples, basta você fazer um bom planejamento antecipado, o que vai permitir que você embale as suas coisas com calma e não se esqueça de nenhum detalhe.

planejando sua mudança para outro imóvel

Como planejar uma boa mudança?

O primeiro passo a ser tomado deve ser o de realizar a pesquisa em relação ao transporte, de preferência com alguns meses de antecedência do dia da mudança para que não haja possíveis imprevistos. É importante saber todos os detalhes relacionados ao transporte, como por exemplo:

• Há seguro ou não? Se sim, o que esse seguro cobre e ele já está incluso no valor do transporte?
• Limite do volume e do número de caixas que podem ser transportadas?
• Com o valor estabelecido de transporte vou ter direito aos materiais para embalar os objetos, tais como plástico bolha, caixas e outros itens?

planejando sua mudança

#dica Também é importante contratar uma transportadora de confiança, por conta disso peça indicações de amigos ou parentes.

#dica Caso a transportadora não forneça os devidos matérias necessários para embalar os objetos você precisa adquiri-los, sendo caixas e fitas para fechá-las, plástico bolha para envolver os objetos e caneta para anotar quais desses são frágeis ou não.

Realizar esse tipo de tarefa por etapas é uma boa sugestão, assim você pode determinar o que vai embalar primeiro e para facilitar ainda mais, pode utilizar caixas ou etiquetas coloridas para marcar a qual cômodo o objeto pertence. O ideal é embalar primeiro aquilo que não é de uso diário como louças, CD’s, DVD’s, entre outros.

Após estabelecer o que embalar primeiro, você deve analisar a melhor maneira de proteger cada tipo de objeto. Para louças, vidros e objetos que são muito frágeis é indicado utilizar o famoso plástico bolha. Cobertores, lençóis e toalhas também são boas opções para envolver esses objetos.

evite quebrar copos e louças, use plastico bolha

separe tudo em caixas

Móveis que podem ser transportados sem ser desmontados facilitam o processo, portanto dê preferência para objetos menores e utilize caixas médias ou pequenas para transportá-los, pois são mais fáceis de serem manuseadas. Já para objetos mais específicos podem ser consideradas algumas dicas:

• Gavetas e jóias (de preferência individualmente para evitar possíveis nós) em sacos plásticos.
• Sapatos dentro de meias velhas e protegidos.
• Bolsas maiores para guardar bolsas menores e economizar espaço.
• Malas de viagem para transportar roupas.
• Não transportar alimentos perecíveis ou em estado líquido.

Jóias

#dica O ideal é consumir todo o tipo de comida que possa estragar ou dar problema durante o processo de mudança.

#dica Para garantir o seu direito ao seguro caso algo quebre durante o transporte, tire fotos dos objetos mais frágeis e que podem quebrar com facilidade, criando uma espécie de documento que comprove o imprevisto.

Com o esquema de mudança organizado você pode começar a pensar nas coisas que precisam ser feitas no imóvel novo, como por exemplo:

• Providenciar a transferência das suas correspondências e serviços.
• Limpeza da casa.
• Como irá distribuir os móveis de forma que todos eles caibam na nova casa, caso ela seja menor que a anterior.

faça sua mudança de forma organziada e sem stress

#dica É interessante providenciar a transferência das suas correspondências e serviços com antecedência de uma semana pelo menos.

#dica Procure fazer a limpeza da casa nova somente no dia em que for se mudar, assim poderá garantir que estará tudo limpo e no devido lugar e não haverá retrabalho.

Quais são as suas dicas para planejar uma mudança?

Veja aqui um Checklist para facilitar a sua mudança!

 

Você pode gostar de ler também...

1 Comment

  1. […] Não deixe de conferir também o nosso post Como planejar uma boa mudança? […]

Comments are closed.