Faça Você Mesmo

DIY: Cobertura com lona

Para proteger contra o sol e a chuva e para proporcionar conforto e aconchego, uma cobertura ajuda a transformar nossa casa. Quando decidimos cobrir alguma área do nosso jardim, corredor ou quintal, muitos materiais podem ser utilizados: o vidro, a madeira, o policarbonato. Uma interessante opção que pode ser considerada é a Lona Plástica.

lona

Uma Lona Plástica sob Medida que pode muito bem harmonizar com seu ambiente com um custo muito mais barato do que os materiais tradicionais, e que você mesmo pode instalar (economizando em mão de obra também).

Para instalar é muito fácil. Faça a medição da área a ser coberta e solicite ao fabricante do material para enviar sua lona na medida exata e que os ilhoses sejam aplicados no material de fábrica, preferencialmente de metro em metro. Ao receber a lona fabricada sob medida, marque com um lápis os locais dos ilhoses na parede e com uma furadeira instale ganchos com buchas – facilmente encontrados em lojas de material de construção.

É possível encontrar no mercado diversas opções de lonas plásticas para cobertura, sendo o material confeccionado com PEAD uma interessante opção. A Lona Plástica que consiste numa trama de polietileno de alta densidade revestida com proteção anti-UV, o que aumenta a vida útil do material. Para fixação é aplicado por alguns fabricantes, por padrão, ilhoses que são buraquinhos que servem para fixação da lona plástica.

Regule bem os ganchos de forma a tensionar o material sem formar barrigadas, para dar uma estética adequada ao material. Os ganchos podem ser aplicados tanto na parede de alvenaria quanto na madeira, como em pergolado, sem problema algum. Até mesmo em eventos é uma maneira prática e econômica de proteger contra intempéries e garantir o sucesso conforme planejado.

Uma garagem descoberta, onde o sol incide diretamente sobre um veículo pode, com a ação do tempo, danificar a pintura do mesmo. Por isso é sempre recomendável uma proteção para preservar o verniz da tinta.

lona

Se você cansou de ver seu carro no tempo, não sabia como proteger seus convidados naquele evento especial realizado a céu aberto, ou aquele churrasco no quintal teve que ser cancelado por causa da chuva, não perca mais tempo e mãos a obra!

 

Autor: Julivan Arantes, da PAPERPLAST, uma parceria entre indústrias do segmento de papel e plástico. 

Você pode gostar de ler também...