Faça Você Mesmo

Pintando cadeiras de madeira

Sabe aquelas cadeiras de madeira (iguais às de bar e restaurantes), com um ar retrô, coloridinho e lindo? Então, que tal fazer algumas para a sua casa?

Veja como é fácil:

Prepare seu “ateliê”

Forre o chão da área onde você vai pintar as cadeiras. Use com sacos de lixo abertos ou folhas de jornal.  Procure uma área bem arejada, se possível externa, para minimizar o inevitável cheiro de tinta. Se possível, use luvas de borracha fina (aquela cirúrgicas, servem).

Dicas: vista roupas velhas, que possam ser manchadas e prenda o cabelo. Acredite, essa dica é preciosa para você não ficar com o cabelo caindo na cara durante o processo, sem poder fazer nada, com a mãos cheias de tinta 😉

Lixe a cadeira para remover qualquer tipo de verniz ou material protetor da superfície, facilitando a adesão posterior da tinta. Use lixa pra madeira, primeiro a lixa 100 e depois a 400.

Limpe 

Para remover o pó e os resíduos da madeira lixada, passe um flanela limpa e seca na cadeira, depois passe uma flanela limpa e úmida de água. Deixe secar.

Pinte de branco primeiro

c12

Para a tinta colorida cobrir a madeira direitinho, de maneira uniforme, é melhor dar uma demão de tinta acrílica branca.  Pinte com pincel, com movimentos uniformes, sempre no mesmo sentido. Use um pincel fino para pintar os cantos e as áreas mais difíceis de alcançar. Não esqueça de pintar embaixo do assento.  Espere secar por, pelo menos, 4 horas.

Dica: Escolha um pincel de qualidade para evitar marcas ou cerdas grudadas na pintura.

Pinte da cor que você quer

Agora é a hora de ver a sua cadeira ficar da cor que você quer! Da mesma forma que você aplicou a tinta branca, passe a tinta colorida. Espere secar, preferencialmente de um dia para outro, e dê a segunda demão, para cobrir bem e ficar com acabamento bonito. Deixe secar por mais 24 horas para não correr o risco de riscar ou ficar com marca de “digitais”.

Pronto!

Dica: Para um charminho a mais, você ainda pode amarrar umas “almofadinhas de sentar” sobre a cadeira.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...

6 Comments

  1. Avatar
    Lene says:

    Olá, boa tarde
    Gostaria de saber qual a tinta branca que vc usou, pois pintei a minha para fazer um fundo e ela ficou amarelada :(. E qual a tinta colorida usou?
    Obrigada 🙂

    1. Avatar
      Redação Lopes says:

      Bom Dia Lene, tudo bom? é melhor dar uma demão de tinta acrílica branca e esperar secar por, pelo menos, 4 horas. Aplique a tinta colorida da mesma forma que a branca. De preferencia 24h depois, dê a segunda de mão e espere por mais 24h. Espero ter te ajudado.
      Continue nos acompanhando 😀

  2. Avatar
    Sol says:

    O que eu precisava, obrigada pelas dicas 😉

    1. Avatar
      Redação Lopes says:

      Obrigada você! Continue nos acompanhando 😀

  3. Avatar
    Silvânia says:

    Adorei as dicas para pintar cadeiras. Gostaria de saber qual o tipo de tinta colorida devemos usar depois da branca? E para proteger a pintura usa verniz?
    Abraço.
    Silvânia

    1. Avatar
      Márcia says:

      Essa branca antes é o Prime que se compra em qualquer loja de tinta e depois a tinta esmalte da cor que você quer. Estou querendo reformar um baú e umas cadeiras e andei lendo e informando-me bastante sobre o assunto.

Comments are closed.