Decoração e Paisagismo

Jardim suspenso: como dar vida a um apartamento pequeno

O jardim suspenso é uma ótima solução para quem mora num apartamento pequeno e quer deixar o ambiente mais bonito sem comprometer demais o espaço disponível. As plantas servem como ornamento e trazem aconchego e vida para o lar.

Jardim suspensoEsses vasos pendurados liberam espaço e permitem uma melhor circulação. Também possibilitam o cultivo de espécies com folhagem alongada, destacando as características da planta. Se bem posicionado, o vaso consegue mudar a percepção das dimensões do ambiente.

Dicas:

Na hora de escolher as plantas do jardim suspenso é importante prestar atenção na incidência de vento e luz solar, nas condições climáticas e na temperatura do seu apartamento. Colocar uma planta em situações inadequadas certamente compromete o resultado final.

Algumas espécies indicadas para este uso são a Samambaia, a Columeia, as suculentas e as Heras, pois demandam menos manutenções e água, – é pouco prático regar as plantas no alto – além de formar as cascatas, com folhas e flores pendentes.

Também é importante considerar o peso do vaso cheio e testar se a estrutura do apartamento consegue suportá-lo. Escolher um vaso mais leve pode ser uma boa solução.

Uma ideia para pendurar os vasos é a técnica do macramê, que não usa agulhas ou máquinas, pois é feito manualmente. No macramê podem ser usados cordões, lã ou tecidos e a técnica combina muito com cores vibrantes e alegres.

Jardim suspensoQuem aprecia um estilo mais sofisticado pode usar correntes de metal e vasos de cerâmica ou vidro. A corda crua pode ser usada por quem prefere uma decoração rústica, juntamente com vasos de plástico, barro ou concreto.

Para quem busca dar mais vida e frescor ao apartamento, o jardim suspenso é uma ótima maneira de começar a usar plantas na decoração de forma otimizada e criativa.

 

Veja também:

O jardim na varanda: dicas e soluções

Jardim vertical como forma inovadora de trazer verde às casas

+ Mais verde em espaços pequenos: Conheça o apartamento de 111m² com mais de 500 plantas

Você pode gostar de ler também...