Decoração e Paisagismo

Ladrilhos hidráulicos como escolher e deixar a cozinha linda

Como utilizar os ladrilhos hidráulicos para dar um toque a mais na decoração da cozinha

Famosos na década de 1940, os ladrilhos hidráulicos voltaram a ser tendência em propostas de arquitetura de fachadas e design de interiores. Cada vez mais esse material é visto empregado a projetos contemporâneos, principalmente de ambientes residenciais.

Na cozinha, por exemplo, ele pode servir de revestimento de parede e de piso, deixando o espaço cheio de personalidade. Confira os exemplos a seguir!

Fonte: Conseil Brasil

Características dos ladrilhos hidráulicos

Os ladrilhos hidráulicos são elementos de revestimento que surgiram durante o período bizantino. Na época, eles eram utilizados para montagem de mosaicos em suntuosos palácios europeus.

Fonte: lucia manzano

Depois, eles voltaram a ser amplamente utilizados na virada do século XIX para o século XX. Sumiram no período entre guerras e pós-guerra, mas, agora, voltaram a fazer parte das propostas de arquitetura e design.

Fonte: Fabiana Rosello

Justamente, por toda a sua história, por ser um material proveniente de uma técnica bastante antiga, os ladrilhos trazem um sentimento muito nostálgico para as pessoas.

Eles são bastante bonitos e versáteis, perfeitos para quem quer imprimir sua própria personalidade na decoração de interiores. E disponíveis numa enorme variedade de cores e estampas, eles podem dar um toque de charme especial às cozinhas.

Fonte: CASAon CASAon

Escolha o modelo que mais for do seu agrado, seja qual for o seu estilo, e dê aquele charme especial na sua casa, deixando-a do jeito que sempre sonhou!

Como são produzidos e instalados os ladrilhos hidráulicos

Os ladrilhos hidráulicos não são fáceis de fazer. Todo o processo é artesanal e leva dias para ficar pronto. Uma mistura feita de cimento, pó de mármore e areia lavada é produzida e colocada em moldes pigmentados na cor desejada.

Depois eles são imersos por algumas horas – etapa em que as peças adquirem resistência. E então encaminhados para a área da secagem, onde ficam dias.

Fonte: Vitral Arquitetura

Sua instalação pode ser feita apenas por profissionais especializados. Isso porque se precisa de muita atenção para que os ladrilhos não fiquem desnivelados.

Também, porque pode ser necessária a aplicação de uma resina protetora sobre o revestimento, para que o mesmo mantenha sempre sua cor e brilho. Já a manutenção é simples, necessita somente de água e sabão neutro.

Fonte: Arquitetura 8 – Ana Spagnuolo & Marcos Ribeiro

“Após o assentamento, deve-se aplicar uma resina impermeabilizante oleofugante ou hidrofugante, material ideal para a proteção do revestimento, porém sem alterar as características do ladrilho.” – designer Patrícia Lopes, em reportagem de Dicas de Mulher.

No Brasil, o uso dos ladrilhos hidráulicos também está crescendo. Porém, ainda é difícil achar empresas que os fabriquem ou instalem em território nacional. Nas lojas, encontrar peças originais é sempre complicado. Uma ideia para os decoradores é investir em adesivos que imitam o revestimento. Apesar de serem mais simples, eles têm o poder de transformar qualquer ambiente da casa, até mesmo uma cozinha.

Fonte: Ticiana Toniolo Tieppo e INÁ Arquitetura

Como usar os ladrilhos hidráulicos em decorações de cozinha

Os ladrilhos hidráulicos podem ajudar a compor decorações desde o estilo campestre até o contemporâneo. Há uma vasta lista de opções de peças disponíveis no mercado.

Para a sua cozinha ficar mais interessante, escolha que tipo você quer usar. Talvez um modelo com estampa geométrica ou mais retrô. E quem sabe ainda mesclar diversos desenhos.  Saiba que padrões semelhantes garante um visual minimalista.

“Atualmente ele está de volta no decor, contando com sua estética vintage e elegante, seja com seu visual colorido ou na estampa preto e branco, misturando o antigo com o novo e criando um ar contemporâneo no ambiente.” – Patrícia Lopes.

Você pode revestir tanto paredes quanto pisos e bancadas de alvenaria com ladrilhos hidráulicos, ao invés de usar azulejos. Uma forma de decorar o ambiente é cobrir toda uma superfície com peças coloridas ou em preto e branco, lisas ou estampadas. Pode-se demarcar uma área, como se fosse um tapete. Ou destacar outras, formando painéis ou pequenas faixas.

Fonte: BY Arq&Design e Galpão Design Arquitetura, interiores &CO

Quanto às cores, ladrilhos em cores claras garantem uma cozinha mais iluminada. Mas, os tons escuros são mais ousados, trazendo personalidade ao ambiente. Sua escolha pode depender dos móveis e eletrodomésticos existentes no local. Você pode combinar as peças de revestimento com os armários ou destacá-las de todo o mais. Pode conferir sobriedade ao conjunto ou alegria e vivacidade.

Deixe a sua imaginação correr solta! Use os ladrilhos hidráulicos transformarem o visual da cozinha e de sua casa também!

Estas dicas de decoração com ladrilhos hidráulicos foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

Você pode gostar de ler também...