Decoração e Paisagismo

Luminárias, qual a melhor opção para o meu espaço?

Um dos elementos mais importantes para um bom projeto de design de interiores é a luminária, ela pode transformar seu ambiente, valorizando objetos, móveis ou revestimentos.

Não é fácil escolher as luminárias corretas para cada espaço, mas sabendo utilizar, você pode criar ambientes muito aconchegantes, com aquela sensação de conforto e bem estar que todo mundo ama ou utiliza-la para uma função específica como iluminar uma mesa do escritório ou bancada de cozinha.

Confira as dicas do designer Douglas Couto do escritório Diagonal Arquitetura e Interiores, para te ajudar a escolher o tipo de iluminação correta para o seu ambiente e entre outras opções criativas para se inspirar e renovar sua casa!

 

Luminária de Parede

luminárias

Foto: assim eu gosto

Existem dois tipos de luminárias de parede, as arandelas e os balizadores. Provavelmente você já deve ter visto uma arandela, elas são fixadas na parede a mais ou menos 2,00m de altura do piso, porém essa medida muda para arandelas que são fixadas nas cabeceiras, ficando com uma altura de mais ou menos 1,00m do piso.

Os balizadores são luminárias mais funcionais, a distancia média entre uma balizador e outro é de 50cm, mas isso depende uma pouco do tamanho do balizador, em sua grande maioria os balizadores servem para orientar um caminho ou passagem, porém também servem para valorizar mais o espaço, dando um ar de sofisticação e elegância.

 

Veja como fazer uma iluminação diferente para seu quarto

 

Luminária de Teto

luminárias

Foto: Casa Vogue

As luminárias de teto são as mais versáteis, existem muitos modelos e opções no mercado, elas podem servir para iluminar o ambiente de uma maneira mais centralizada ou iluminar algum detalhe, móvel e entre outros pontos importantes do seu projeto.

As luminárias embutidas, são as mais discretas, elas ficam fixas direto no gesso, servem para deixar o teto mais limpo e clean, podendo ser fixada de forma centralizada, para iluminar um corredor ou mais próximas da parede para destacar um revestimento ou decoração fixa na parede. Temos também as luminárias de sobrepor, elas são fixadas tanto no gesso quanto direto no teto, seguindo a mesma função das embutidas.

Os pendentes são muitos importantes dentro de um projeto de design de interiores, não que eles sejam mais importantes que uma luminária de teto que é mais funcional, mas elas se destacam no ambiente e são mais difíceis de escolher e posicionar no espaço, uma vez que para cada função existe uma altura ideal. Existe no mercado uma grande variedade de opções, cores, modelos, estilos e funções, deve-se ter muito cuidado na ora de escolher o pendente correto, pois ele pode ser a “cereja do bolo” ou o “calcanhar de Aquiles” do projeto.

Os locais mais comuns para um pendente são, mesa de jantar, cabeceira da cama, bancada de cozinha e ilha, mas isso nada impende de você criar um espaço diferente e criativo que possa ser complementado com um pendente!

 

Luminárias de piso

luminárias

As luminárias de piso também se dividem em dois grupos, as que ficam em pé tipo “coluna” e balizadores, mas não se confundam, pois existem balizadores de parede e balizador de piso, que são fixos direto no piso, necessitando de uma pré preparo de elétrica mais detalhada, uma vez que eles serão instalados após a colocação do piso.

As luminárias estilo Coluna, são ótimas para compor um ambiente, proporcionando uma iluminação mais indireta e aconchegante, são muito usadas em cantos de sala, ao lado do sofá ou em escritórios.

 

Luminárias de mesa

luminárias

As luminárias de mesa são ótimas para compor uma decoração, além de serem versáteis e possuírem a mobilidade como seu ponto forte, existe uma grande opção de modelos e estilos no mercado.  Elas podem servir tanto para efeito decorativo posicionada encima do hack da sala, no criado mudo ou entre outros lugares, mas também pode ser muito funcional encima de uma mesa de trabalho ou espaço de leitura.

Espero que nossas dicas ajudem vocês na hora de escolher as luminárias que mais de adequam a sua necessidade e que as fotos sirvam de inspiração para seu projeto!

Sempre aconselhamos que antes de sair quebrando paredes, colocando revestimentos e entre outros pontos da sua reforma, entrem em contato com os profissionais de sua confiança, para que tudo seja bem planejado e evite problemas e prejuízos durante a reforma.

Entre em contato com a nossa equipe, a Diagonal Arquitetura e Interiores, está a disposição para falar a respeito do seu projeto e ajudar você a realizar seu sonho!!!

Conheça mais sobre nossos projetos:

www.diagonalarquitetura.com.br

douglasdiagonal@gmail.com

 

Veja também:

Iluminação natural: conheça os benefícios dessa técnica

Veja como fazer o projeto de iluminação da cozinha

+ Como decorar um quarto masculino

 

Você pode gostar de ler também...