Decoração e Paisagismo

Como usar mesa de centro e lateral para a sala de estar

Escolha uma mesa de centro e lateral para a sua sala e arrase!

A sala é um dos principais cômodos da casa. Trata-se de um dos locais mais utilizados, tanto nos momentos de lazer com família e amigos ou somente para descansar depois de um dia intenso.

É na sala, na maioria das vezes, que assistimos TV, recebemos os amigos, lemos um bom livro e até damos uma cochilada no sofá. Pode-se dizer que a sala de estar é o centro da casa!

Por conta disso, é essencial que este ambiente seja planejado e decorado com muito cuidado e dedicação, para que todos que o frequentam se sintam bem, em um local aconchegante e agradável.

A mesa de centro e a mesa lateral são elementos que podem ajudar a compor este ambiente e deixá-lo ainda mais funcional e cheia de estilo.

Quer algumas dicas de como escolher as mesas de centro e lateral ideais para sua sala? Acompanhe este post e inspire-se com alguns ambientes incríveis, como este:

Fonte: Janini Sagarra Arquitetura

Modelos de mesa de centro e lateral para sua sala

As tão apreciadas mesas de centro têm uma grande variedade de modelos. Isso pode, por um lado, facilitar sua vida, quando a questão é combinar com o estilo de decoração que já foi escolhido.

Mas se você ainda não definiu nada e vai partir do zero, aí pode ser até uma fonte de mais dúvidas e indecisões.

Os dois modelos de mesas de centro mais comuns são os de vidro e os de madeira, mas existem outras opções. Veja algumas que você pode usar:

Mesas de vidro

A mesa de centro de tampo de vidro é clássica e versátil. Este material é ótimo pois combina com quase tudo e assim não tem como errar ou pecar pelo exagero.

Outro benefício deste material é que ele é fácil de limpar (não mancha!) e, por conta disso, a sua durabilidade é imensa.

O clássico vidro transparente também pode ganhar um toque de contemporaneidade: Escolha opções em cores e torne a mesa de centro o elemento de destaque de sua sala!

Fonte: Pascali Semerdjian Arquitetos

Outra dica para fugir um pouco do tradicional utilizando o vidro transparente, é apostar em modelos geométricos de encaixe: a combinação ideal de modernidade e discrição.

Fonte: Quitete & Faria

Mesa de centro de acílico

Mais leves que as de vidro, tem a única inconveniência é que pode arranhar se o acrílico não for de alta resistência. Mas ficam lindas, veja:

Fonte: Patricia Kolanian Pasquini

Mesa de madeira

É possível compor diferentes estilos em um ambiente utilizando a mesa de centro de madeira. Esse material combina tanto com estilos mais rústicos quanto em perspectivas modernas.

O segredo está no modelo que você irá escolher.

A madeira pode ser combinada com armações de metal cromado, o que dá um ar mais requintado e clássico à sala.

Fonte: Oscar Mikail

A madeira maciça também é uma alternativa neutra e sofisticada para a composição da decoração. Ideal para uma proposta mais clássica.

Fonte: Guardini Stancati Arquitetura + Designer

Mesa lateral, como escolher?

Este é um item de decoração capaz de trazer charme e elegância a sua sala.

Além de útil e prática, a mesa lateral pode servir como apoio para livros, telefone, recados, abajures, luminárias e outros ornamentos ou mesmo objetos funcionais, como cinzeiros e porta copos.

Os modelos e materiais deste móvel são os mais variados: madeira, aço e ferro, com uma pegada mais rústica, opções vintage e até o requintado provençal.

Por isso, algumas dicas podem ajudar na hora de definir qual a mesa lateral ideal para a sua sala.

Este modelo que contorna o sofá, além de moderno, ajuda a otimizar o seu espaço.

Fonte: Viva Decora

A mistura de estilos é sempre uma boa ideia. Neste caso, você pode ousar ainda mais, pois a mesa lateral é apenas um acessório na sua sala de estar e não a base da sua decoração, o que permite criar misturas incríveis!

A mescla de cores por exemplo: misturar cores intensas entre a mesa e acessórios de decoração pode dar um efeito interessante. Esta ideia ajuda a dar mais vitalidade ao ambiente.

Fonte: Marília Veiga

Neste tipo de composição, os objetos decorativos ganham ainda mais destaque.

O mais importante de tudo é não ter medo de ousar e experimentar ideias no seu espaço. Afinal, a decoração da casa ter que ser a cara do dono, principalmente na sala de estar.

Estas dicas de decoração com mesas de centro e lateral foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...