Decoração e Paisagismo

O jardim na varanda: dicas e soluções

Olá, gente!

Para minha estréia aqui no Blog de Paisagismo, escolhi um tema que interessa a muita, muita gente mesmo: os jardins em varandas.

As varandas são locais que fazem a transição entre os espaços abertos ou jardins dos apartamentos e o ambiente interno.

Enquanto o ambiente coberto propicia aconchego, o espaço aberto traz a brisa, as nuances do clima e os visuais. Por isso, uma dica muito valiosa é capturar a paisagem interessante do entorno, trazê-la para dentro da varanda e ampliar visualmente esse espaço.

O primeiro passo é identificar a paisagem bonita, que deve ser evidenciada, e a feia, que deve ser escondida. As plantas podem ter essa função de moldura, dependendo do seu volume e da forma como são aplicadas. Isso vale tanto para varandas tradicionais quanto para coberturas, como no caso do projeto abaixo.

As espécies também devem ser escolhidas conforme a insolação e o vento que em geral assola as varandas.

As camélias (foto ao lado) e clúsias, por exemplo, são plantas de sol, enquanto as palmeiras rhapis e chamaedorea são de sombra.

Telhados de residências na faixa inferior do visual podem ser facilmente escondidos por um arbusto baixo, tipo azaléia ou moréia, plantado em floreiras estreitas junto ao peitoril. Ou, ainda, um prédio próximo na lateral da varanda poderá ser escondido com um arbusto alto tipo camélia.

Também é importante lembrar que o uso que se dará ao espaço, o tipo de mobiliário e a personalidade do ambiente são fatores fundamentais para o desenvolvimento do paisagismo.

Nas varandas formais – com arcos, nichos, móveis e peças antigas – podem ser usados vasos com guirlandas, plantas podadas em bola ou cone e cercas vivas.

Nas varandas tipo gazebo – com treliças nos tetos ou paredes e móveis brancos ou de palha natural – as plantas frutíferas, floríferas e aromáticas em vasos são uma boa opção.

Já nas do tipo zen – que têm espreguiçadeiras confortáveis, velas e canteiros de pedrisco – as plantas ideais são as escultóricas, tipo bambu mossô (foto ao lado) em vasos com design oriental, ciccas e phoenix.

Na próxima semana, vamos tratar de um assunto que também interessa (e muito) a quem mora em apartamentos: a escolha do vaso certo.

Até lá!

 

[Por Mariana Abbud]

Você pode gostar de ler também...