Cultura

Conheça as Árvores de Natal mais famosas do mundo

Nenhuma decoração de Natal está completa sem uma árvore. Natural ou artificial, verde ou colorida, elas ficam ainda mais bonitas cheias de presentes ao redor.

Por ser um ícone tão forte do período de festas, muitas cidades e estabelecimentos esforçam-se para montar árvores cada vez maiores e mais extravagantes em espaços públicos. Os pinheiros tornam-se verdadeiros pontos turísticos, aguardados o ano inteiro. Conheça agora algumas das árvores de Natal mais icônicas do mundo.

São Paulo – Ponte Estaiada

Conheça algumas das Árvores de Natal mais famosas do mundo

Por falta de uma, São Paulo tem duas árvores de Natal que são, literalmente, de parar o trânsito. A do Parque do Ibirapuera é a mais antiga e tradicional, mas, no final da década passada, ela ganhou uma grande concorrente. Foi  nessa época que a Ponte Octávio Frias de Oliveira, a Ponte Estaiada, passou a receber uma iluminação especial nas festas de final de ano. O tratamento especial a deixa com cara de pinheiro. Em 2010, patrocinada por uma empresa de telefonia, a iluminação era alterada diariamente de acordo com votação popular via internet.

Rio de Janeiro – Lagoa Rodrigo de Freitas

Conheça algumas das Árvores de Natal mais famosas do mundo

A árvore da Lagoa é o maior exemplar flutuante do mundo. Em 2014, por exemplo, ela tem 85 metros de altura, o que equivale a um prédio de aproximadamente 28 andares. A árvore foi montada pela primeira vez em 1996, quando foi decorada com 1,5 milhão de microlâmpadas. Desde então ela se tornou um ícone do Rio de Janeiro e sua existência já é considerada o terceiro evento mais importante do ano na cidade, perdendo apenas para o Carnaval e a Festa de Ano Novo em Copacabana.

Monte Ingino – Gubbio (Itália)

Conheça algumas das Árvores de Natal mais famosas do mundo

A maior árvore de Natal do mundo é italiana. E na verdade ela não é uma árvore, mas sim um display de luzes espalhadas pelo monte. Só a estrela no topo tem cerca de 1000m². Ela fica na cidadezinha de Gubbio, perto de Perugia e está devidamente registrada no livro dos recordes. Em 2011 a árvore foi acesa pelo Papa Bento XVI usando um tablet para transmitir os comandos remotamente. Tudo foi feito de seu quarto no vaticano, a 200 Km do local.

Rockefeller Center – Nova Iorque (EUA)

Conheça algumas das Árvores de Natal mais famosas do mundo

Talvez o maior símbolo do natal nova-iorquino, a árvore do Rockefeller Center é uma tradição que existe desde 1933, ano de inauguração do Rockefeller Plaza. Ela é levada tão a sério que passam-se dias sobrevoando de helicóptero regiões dos Estados Unidos e do Canadá procurando pelo Pinheiro Norueguês ideal. Depois da desmontagem, a madeira é usada para a construção de casas.

Hong Kong

Conheça algumas das Árvores de Natal mais famosas do mundo

Sobre esta, basta dizer que ela é decorada com painéis de outro e de prata, além de 20 milhões de cristais Swarovski.

Trafalgar Square – Londres (Inglaterra)

Conheça algumas das Árvores de Natal mais famosas do mundo

Todos os anos, a árvore londrina viaja desde Oslo, capital noruega, até a Inglaterra. Mas não é um capricho britânico. A árvore da Trafalgar Sq. é doada pela cidade de Oslo desde 1947 como símbolo da gratidão do povo pelo apoio dos britânicos na Segunda Guerra Mundial. A árvore é doada em uma cerimônia em que estão presentes o prefeito de Oslo e o embaixador do Reino Unido na Noruega.

Você pode gostar de ler também...