Decoração e Paisagismo

Onze dicas matadoras para decorar o seu escritório e deixar o ambiente harmonioso

Decoração caprichada torna o ambiente de seu escritório muito mais agradável para as horas que você passa trabalhando

escritório

Nós brasileiros trabalhamos, em média, 40,9 horas por semana, segundo o Bureau de Estatísticas do Trabalho. É mais tempo do que os trabalhadores de países desenvolvidos! Com essa vida profissional tão puxada, você merece ter um espaço equilibrado para se dedicar à sua atividade, seja ela qual for.

Em um local de trabalho agradável, o colaborador trabalha melhor, pois ele consegue ser mais produtivo e criativo. Alguns detalhes na estrutura e na decoração do ambiente, feitas por você ou pela sua empresa, podem ajudar a ressaltar essas características que os chefes valorizam.

Ambiente bem iluminado

A iluminação no ambiente de trabalho pode impactar no sono, na saúde mental, no humor e na criatividade das pessoas. Por isso, escritórios com uma boa iluminação, tanto natural quanto artificial, estão se tornando tão populares.

Janelas, paredes envidraçadas, cortinas abertas, dimmers e luminárias de mesa também deixam o espaço muito mais estiloso e receptivo, fazendo com que funcionários e clientes queiram estar ali.

escritório

Um canto aconchegante

Após uma intensa jornada de trabalho, nada melhor do que contar com uma poltrona confortável para descontrair por alguns minutos. Um sofá pode servir para receber visitas informais nos dias em que a sala de reunião está cheia.

As opções com materiais fáceis de manter, como couro, chenille e sarja são os mais adequados. Para as cores, as neutras vão harmonizar com qualquer ambiente, enquanto que os mais coloridos pedem mais cuidado para não pesar no local de trabalho.

Plantas no escritório

Elas adicionam um toque natural ao espaço, porém, as plantas oferecem muitos outros benefícios ao seu local de trabalho. Elas melhoram a qualidade do ar, estimulam a criatividade e alivia o estresse cotidiano.

Para aproveitar a vegetação, é importante que você se comprometa com os cuidados: escolha plantas que permaneçam sadias a sombra ou meia-sombra e verifique a quantidade de água e a frequência para a rega.

Incorporando os cabos

Onipresentes nos escritórios, os fios de telefone, computador, impressora e outros costumam ficar enrolados e escondidos sob as mesas, acumulando pó e atrapalhando os seus movimentos. Para acabar com esse incômodo, incorpore-os à decoração.

Entre as opções para isso, está a instalação de canaletas, tanto as mais discretas quanto as metálicas, que deixam o local com um estilo industrial e contemporâneo. Você também pode fixar os fios com prendedores inusitados, como peças de Lego, por exemplo.

escritório

Itens organizadores

Um espaço de trabalho deve ser organizado, caso contrário, pode passar a impressão errada. Manter tudo organizado, especialmente nos locais mais visíveis, como as mesas, se torna uma tarefa descomplicada se você investir em alguns itens para isso.

Um porta-canetas, pastas, caixa de correspondências, peso de papel e outros acessórios organizadores ajudam a setorizar a sua mesa de trabalho. Depois de arrumar, basta ir acomodando tudo no lugar certo.

Quadro de recados

A presença do quadro de recados é importante para que o colaborador não deixe nenhuma tarefa passar e ainda, contém informações de uso constante. Além de facilitar o dia a dia, ele é um ótimo item de decoração.

O quadro pode ser feito de diversas formas. Cortiça, lousa, notas adesivas, pranchetas e grades metálicas são boas opções. Entretanto, para que ele seja funcional, é preciso mantê-lo atualizado, descartando as anotações antigas assim que elas forem concluídas.

A cadeira ideal

A cadeira deve ser escolhida, antes de mais nada, pelo conforto que proporciona durante o dia de trabalho. Ergonomia e qualidade são as prioridades, seguidas de qualidade e preço do item. Só depois pense no estilo.

Cada perfil de profissional costuma ter um tipo de cadeira, sendo a do presidente a maior e mais impactante. Isso não quer dizer que a sua cadeira precisa ser sem-graça: uma cor ou um design diferentes deixam o ambiente muito mais estiloso.

5cad

Biombos para esconder a bagunça

Todo escritório tem aquele cantinho que é bagunçado por natureza! Para esconder essa parte, aposte no biombo como uma solução. Ele pode ser bem discreto ou mais incrementado, onde você pode pendurar quadros para desviar a atenção do problema que está atrás.

Coloque livros

Os livros dão um toque final na decoração, complementando mesas, aparadores e prateleiras. Eles também são ideias para mostrar os seus gostos e conhecimentos de uma forma sutil e elegante, o que é particularmente útil na vida profissional.

Lombadas coloridas, espessuras diferentes e capas bonitas criam um efeito interessante no local de trabalho, ressaltando-o. Só tome cuidado para não exagerar na quantidade e no tamanho, evitando que eles limitem o seu espaço.

escritório

Lixeira de escritório

Pode parecer um item banal, mas contar com uma lixeira por perto vai economizar muito do seu tempo e ajudar a manter a sua mesa limpa. Para torná-la parte da decoração do espaço, prefira modelos modernos, como as de metal ou tecido, preferencialmente com tampa para evitar odores desagradáveis.

Toque pessoal

Dar o seu toque pessoal é uma das dicas de decoração de escritório favorita dos colaboradores. Isso permite que você se sinta mais valorizado, à vontade e inspirado enquanto trabalha.

Entre os itens mais comuns para colocar no seu espaço, estão: porta-retratos, caneca, moringa, vaso, velas, calendário, quadros, mouse pad e relógio. Você até pode inovar, mas confira com a empresa se o objeto que você quer acrescentar é permitido.

 

Autor: Carolina Peres – Coordenadora de Link Building, Inbound Marketing e Content Marketing – SEO

 

Você pode gostar de ler também...