Decoração e Paisagismo

Pratos: um charme a mais para sua parede

Um jeito de inovar com pratos e dar um tempo nos quadros de sempre.

Para uma decoração mais aconchegante e ao mesmo tempo atual, podemos apostar em pratos pendurados na parede. É uma tendência que vem crescendo, fazendo referência ao estilo romântico, porém repaginado. É uma ótima opção para sair do óbvio – dos quadros – e ousar na combinação de estilos, trazendo mais originalidade ao ambiente.

pratos

Foto: Autor Desconhecido

Pode-se misturar ao mesmo tempo pratos com estampas tradicionais, contemporâneas e modernas na decor da sua parede, tudo dependendo da composição que você quer para o seu ambiente.

pratos

Foto: Histórias de Casa

É possível optar por colocar pratos da mesma cor, porém com desenhos diferentes. Isso promove uma harmonia entre os pratos, sendo facilmente agradável, esteticamente.

pratos

Foto: Autor Desconhecido

Ou ainda podemos colocá-los com o mesmo estilo, cores diferentes e sem desenhos para um visual mais clean.

pratos

Foto: Autor Desconhecido

Para dispor os objetos na parede deve-se preferir por intercalar os tamanhos, em médios, pequenos e grandes. Podemos dispô-los fazendo algum desenho na parede, como uma curva, um círculo, uma faixa ou um quadrado.

Evite colocar as peças sempre do mesmo tamanho. A ideia é fazer com que fique bem diverso.

Aproveite para ousar e mescle cores, desenhos, tamanhos e texturas. Busque a coerência por elementos sutis, como aparecem nas fotos selecionadas.

Outra dica é que não é preciso utilizar a parede inteira, só um cantinho já é o suficiente para causar um bom efeito no ambiente. Os pratos podem ser disponibilizados em um corredor estreito, em uma viga, entre objetos, entre prateleiras, em cima de um apoio, atrás da mesa de jantar ou no centro de uma parede.

pratos

Foto: Autor Desconhecido

Importante ressaltar que essas peças podem ser colocados tanto na cozinha como na sala de estar ou de jantar. A porcelana não se limita à cozinha apenas. Utilizá-la em outros ambientes traz charme e estilo a sua casa. Com certeza os pratos irão trazer personalidade para sua decoração.

Ter uma parede colorida também traz destaque aos pratos, mas não é regra, é possível construirmos uma disposição atraente sob uma parede branca e lisa, se os pratos forem coloridos.

Para colocar na parede podemos fixar um gancho na parte de trás ou um suporte chamado de gancho aranha (que segura a peça por cima e por baixo) e encaixar em um prego; utilizar de fitas dupla face super aderentes específicas para decoração sem precisar furar a parede, de acordo com sua preferência. Tudo isso se encontra em lojas de ferramentas e construção. Porém, existem lojas que já vendem os pratos com os suportes para serem pendurados.

Outra orientação que facilita na hora de colocar na parede, é testar antes com moldes de papel exatamente do tamanho do prato. Tira-se o molde em cima de um papel, corta-se, e prende-se com fita crepe na parede, simulando onde iria posicioná-lo. Assim, é possível brincar e testar diferentes disposições antes de pendurar efetivamente. Logo, o resultado é melhor e a chances de errar diminuem.

Os pratos decorativos podem ser encontrados em feiras de antiguidade, antiquários, lojas de decoração e lojas específicas de louças e porcelanas. Também vale garimpar na casa da Vovó, e ainda levar para casa um prato com história familiar, assim a sua decoração fica mais interessante ainda.

 

Veja também:

+ Como criar uma parede com quadros

+ Aprenda aqui como combinar placas decorativas e criar um ambiente incrível!

+ Como escolher o Papel de Parede ideal para sua decoração

Você pode gostar de ler também...