Decoração e Paisagismo

Qual o melhor piso para sacada?

Porcelanato, cerâmica, madeira e outros tipos: veja qual o piso pode combinar mais com sua varanda

O projeto da casa ou apartamento de seus sonhos está quase pronto. Tudo está desenhado de acordo com sua personalidade e estilo próprio para finalizar o tão sonhado lar doce lar. Entretanto, parte importante deste processo, é escolher o piso ideal para sua sacada. Afinal, momentos divertidos, de descanso e até mesmo inspiradores acontecerão neste lugar.

Um dos primeiros passos a ser avaliado é a segurança. Por ser um local que, muitas vezes fica exposto às mudanças climáticas, é ideal que o piso de sua varanda não seja escorregadio ou mesmo fique sujo com muita facilidade. Outro ponto forte para esta escolha deve ser a facilidade de limpeza e manutenção.

Piso em cerâmica

piso para sacadaO diferencial principal da cerâmica para escolha do piso de sua sacada é que este material é encontrado em diversas cores e formatos. Assim, com a ajuda de um pedreiro especializado, a cerâmica permite, inclusive, que desenhos sejam feitos a partir de cortes. No entanto, são tantos padrões disponíveis no mercado que dificilmente você não achará um que lhe agrade. Fácil de limpar e de manter, só uma coisa pode atrapalhar um pouco: piso em cerâmica retém calor. Se sua sacada ficar exposta constantemente ao sol, recorra a outro material.

Piso em porcelanato

piso para sacadaO porcelanato, além de oferecer diversas opções de cores e modelos, fica belíssimo e ainda traz facilidade de limpeza. Por não absorver água facilmente, é altamente indicado para deixar sua sacada com ares modernos, sempre limpos e conservados. Para que não fiquem tão escorregadios, os tipos mais porosos e sem polimento são os ideais para este espaço.

Piso em madeira

piso para sacadaA madeira ganha de outros materiais por seu charme natural e elegância. No entanto, esse ar mais natural e rústico tem seu lado negativo: se sua sacada ficar exposta à chuva ou sol, o piso pode se danificar com o tempo. É fato de que existe atualmente no mercado alguns tipos de resina que protegem e conservam a madeira, aumentando sua vida útil. Caso sua sacada fique coberta, funciona como boa aposta em beleza e ainda ajuda na decoração.

Piso em ladrilho hidráulico

piso para sacadaO piso em ladrilho hidráulico é muito estiloso. Além de estar disponível em diversos padrões e cores, este material é muito resistente e não fica engordurado facilmente. Esse fator o torna um dos queridinhos para as varandas gourmet, por causa da churrasqueira.

Piso em mármore

piso para sacadaSe o estilo de sua casa é mais clássico, aposte no mármore. O piso dá sofisticação e elegância, além de ter modelos em aspectos que vão do rústico ao moderno. Mas fique atento: trata-se de um dos materiais mais caros e com a manutenção mais difícil.

Pisos em material vinílico

piso para sacadaOs pisos vinílicos são lindos, maleáveis, de fácil instalação e manutenção. No entanto, assim como os de madeira, não são indicados para espaços de alta exposição ao sol ou chuva. Uma das principais vantagens deste material é que, além de sustentável (feito com restos de PVC reciclado), o piso vinílico pode ser recortado de acordo com a necessidade de preenchimento do espaço.

 

Autor: Adriana Lima– 24 anos, jornalista e apaixonada por decoração

Você pode gostar de ler também...