Decoração e Paisagismo

Qual o melhor revestimento para piscina?

Azulejos, vinílico, pedras, fibra ou cerâmica: descubra quais as vantagens de cada tipo de revestimento para piscina

Construir a piscina dos seus sonhos em sua casa pode ser um pesadelo. Ainda mais se a escolha do revestimento não deixá-la do jeito que você desejava e ainda aparecerem problemas como vazamentos por falhas na impermeabilização. No entanto, nem tudo está perdido: com um pequeno guia de vantagens e desvantagens sobre os tipos de revestimento, com pedreiro especializado e um bom projeto, não há o que temer. É preciso avaliar, entre as opções a durabilidade, resistência, facilidades de limpeza e manutenção. Veja só!

Revestimento com azulejos

RevestimentoPiscina revestida de azulejos

Com um dos menores custos e muita durabilidade, os azulejos são o principal material usado para o revestimento de piscinas. Sua instalação é feita da mesma forma do que em paredes de banheiro ou cozinha, por exemplo. Uma das vantagens está na escolha de cores. Por oferecer uma grande cartela de opções, a água de sua piscina tem a cor escolhida por meio do azulejo. No entanto, são estes revestimentos os mais suscetíveis a criação de limo, acumulado nas áreas de rejunte. A limpeza pode ser feita com escovas e sabão.

Revestimento em cerâmica

RevestimentoPiscina revestida com cerâmica

Pode ser fosco, rústico ou esmaltado. O revestimento em cerâmica é um dos mais bonitos em piscinas, principalmente as de grande área. Além disso, são muitos tamanhos de pedra e cores diferenciadas. Um dos mais duráveis, os revestimentos de cerâmica têm um grande custo-benefício.

Além disso, não acumulam muita sujeira e não permitem que fungos cresçam em suas pedras.

Revestimento com pastilhas de vidro

RevestimentoPiscina revestida com pastilhas de vidro

Uma das grandes vantagens em revestir sua piscina com pastilhas de vidro é a mobilidade do material. Por serem pequenas, as pastilhas podem acompanhar o formato e tamanho de qualquer espaço, mesmo que este tenha curvas. Mais cara que a cerâmica e que os azulejos, as pastilhas de vidro também exigem aplicação por especialistas. Além disso, também são de fácil limpeza e conservação.

Revestimento em fibra de vidro

RevestimentoPiscina revestida em fibra de vidro

Por também não acumular fungos e bactérias em sua superfície lisa, o revestimento com fibra de vidro tem alta durabilidade. Além disso, dificilmente oferece risco de vazamento, uma vez que trata-se de uma peça praticamente inteira. No entanto, sua aplicação também requer muitos cuidados especializados para que não haja a formação de bolhas. A limpeza é igualmente simples: basta o uso de água e sabão. Mas convém evitar o uso de palhas de aço e escovas mais abrasivas, pois arranham ao material.

Revestimento vinílico

Revestimento Revestimento vinílico

Fabricadas a partir de uma estrutura de concreto ou alvenaria, as piscinas com revestimento vinílico também trazem a vantagem de ter sua instalação rápida e com baixo custo. Além disso, como com os azulejos, é possível escolher a cor entre milhares de estilos. Este tipo de revestimento traz outra vantagem que o torna muito superior aos outros: já é impermeável e, desta forma, elimina uma das etapas da construção de sua piscina.

Revestimento com pedras

RevestimentoPiscina revestida com pedras

Este revestimento com pedras pode estar tanto na parte das laterais quanto no fundo da piscina. A maior vantagem é que as pedras conferem um ar mais natural à piscina, além de manter a temperatura da água sempre mais fresca. Este revestimento também é o menos escorregadio de todos. No entanto, pela porosidade das pedras, acumula mais sujeira. Mas basta usar sabão neutro e água, com auxílio de uma escova mais grossa ou lavadoras de alta pressão.

Autor: Adriana Lima– 24 anos, jornalista e apaixonada por decoração

Você pode gostar de ler também...