Decoração e Paisagismo

Tudo que você precisa para preparar o quarto do recém-nascido

O momento da chegada do bebê é muito especial, por isso tudo deve estar perfeito para o mais novo morador da casa

Muitos momentos especiais ocorrem antes da tão esperada chegada do bebê em casa. Preparar o quarto, planejar a decoração e ajustar os detalhes são formas de demonstrar carinho por essa criança que, antes mesmo de nascer, já é muito bem-quista.

A rotina da casa mudará completamente com esse novo morador, por isso é bom se preparar enquanto há tempo para arrumar o quarto do bebê, inclusive a sua limpeza e organização, essenciais para toda a família.

Confira uma lista para deixar tudo pronto e confortável para você e para o seu bebê na chegada em casa sem preocupações:

Arrume tudo com antecedência

Reformas, instalação de móveis e pinturas geram poeira e cheiros fortes, que incomodam até os adultos.

O seu bebê não deve ser exposto a esse tipo de ambiente, por isso prepare o quarto com antecedência, assim, no grande dia da chegada, o ambiente estará adequado para que o novo morador da casa possa desfrutá-lo.

Quando tudo finalmente estiver no lugar, faça uma boa limpeza.

Verifique se há poeira dentro dos móveis, se há mofo em algum local e se algum ajuste será necessário.

Se tudo for checado com antecedência, toda a sua atenção ficará disponível para o que realmente importa: o seu filho.

 

Tudo no lugar

 O quarto de um recém nascido deve ter apenas aquilo que é extremamente necessário para o seu conforto e para facilitar a vida dos pais. Uma boa organização é fundamental para isso.

Por isso, deixe aquilo que será utilizado com frequência, como fraldas, pomadas e cobertores em lugares de fácil acesso.

A locomoção dentro do quarto também deve ser fácil e fluida. Deixe o caminho livre para não se preocupar com tropeços e escorregões evitando tapetes, puffs e brinquedos no chão.

 

Menos é mais

Alguns objetos e acessórios podem servir para acumular pequenos inimigos da saúde do seu bebê, como ácaros, mofo e poeira.

Bichos de pelúcia são muito fofos, mas infelizmente podem acumular poeira. Por isso, é bom tomar cuidado com a quantidade de pelúcias pelo quarto.

Não é proibido ter esses itens, mas é preciso deixá-los tomar ar e sol regularmente, além de lavá-los uma vez por mês. Assim, eles ficarão limpos e serão brinquedos seguros para a criança.

A mesma atenção deve ser dada para tapetes, almofadas, cobertores e mantas. Lave esses itens regularmente, com produtos de cheiro neutro. Assim, as chances de alergias e irritações também diminuem.

 

Limpeza cuidadosa e regular

Criar uma rotina com um bebê na casa não é fácil, mas é necessário. O quarto da criança precisa ser limpo com regularidade, tomando cuidados especiais com os produtos utilizados.

Evite produtos que exalem cheiros fortes. Prefira produtos neutros e utilize-os com moderação. O pano umedecido, velho conhecido das faxinas, é ideal para realizar a limpeza das superfícies do quarto do bebê.

Use o aspirador de pó sem moderação. Dê atenção especial para cantos e locais que ficam cobertos por móveis, como a parte de baixo do berço. Aspire tapetes, bichos de pelúcia e o colchão do seu bebê para garantir que os ácaros e a poeira ficarão longe dele.

Lembre-se de trocar as roupas de cama uma vez por semana. Às vezes parece pouco tempo para colocar um novo lençol ou fronha para um recém nascido, mas a mudança constante evite o acúmulo de agentes que causam irritação e alergia.

É ideal que a criança fique longe do quarto no período da limpeza, assim os produtos e eventuais impurezas não irão atingir o seu filho. Por isso, conte com o auxílio de um adulto para cuidar da criança enquanto você limpa tudo.

 

Mantenha o ambiente arejado

Nos primeiros meses de vida, o bebê estará mais sensível, o que aumenta a chance de desenvolver alergias causadas por ácaro e poeira.

Então, lembre-se de abrir as janelas e deixar o ar do quarto circular diariamente. Procure fazer isso quando a criança não estiver no quarto, evitando a exposição a poluição e barulhos do ambiente externo.

Usar um purificador de ar no quarto do neném é ideal para melhorar ainda mais a qualidade do ambiente. O purificador, além de eliminar odores, protege o ambiente do ar poluído que vem de fora, pois realiza a filtragem de todas as impurezas.

Preparo, limpeza e organização farão com que o quarto do pequeno seja um ambiente seguro, limpo e confortável. O membro mais querido da família merece um quarto limpo e saudável para descansar e crescer bem e feliz.

 

Autor: Taina Fantin

 

 

Você pode gostar de ler também...