Decoração e Paisagismo

Quarto montessoriano

Com o intuito de estimular a autonomia e liberdade da criança, o quarto montessoriano tem como foco a exploração do espaço desde a primeira infância. Pensado exclusivamente para os pequenos, o estilo permite o crescimento de forma independente e incentiva a criatividade e a autoeducação.

A partir disso, algumas são as diretrizes que devem ser levadas em conta quando falamos desse estilo.

Os principais símbolos são os objetos ao alcance das mãos  e a ausência de berços.

Fonte: Pinterest

Muitos acreditam que o método gere falta de segurança, mas ao contrário do que é imaginado, o estilo montessoriano é projetado sempre pensando no bem-estar e na segurança das crianças.

O principal ícone do estilo é a retirada do berço alto que é substituido por caminhas no chão. A justificativa para isso é simples: o berço restringe as crianças de se movimentarem, fazendo com que dependam de algum adulto , as impedindo de usarem o espaço de seus quartos.

Outro ponto importante é opção do uso de pisos de madeira , evitando os pisos frios. Caso seja inviável, pode-se recorrer aos carpetes e tapetes antialérgicos para o conforto.

Outro símbolo do estilo são os espelhos na altura das crianças (geralmente colocados na horizontal ao lado da cama), com o objetivo de que a criança se olhe e se reconheça. Sendo assim, elas ganham a consciência de que são indivíduos e criam sua própria autonomia. Uma outra opção mais segura é o uso de chapas acrílicas reflexivas, que podem fazer a vez dos espelhos.

Fonte: Pinterest

Um cantinho com os brinquedos no chão e um espaço para leitura são bem-vindos. O interessante também é criar uma rotatividade desses brinquedos para que a criatividade e a imaginação da criança sejam instigadas rotineiramente. O ideal é que eles fiquem em prateleiras baixas e de acesso a todo momento.

Fonte: Pinteres

Outra ideia para estimular os pequenos é deixar algumas roupas de fácil acesso para que o mesmo crie a independência de escolher a sua roupa e se vestir.

Fonte: Pinterest

Uma dica importante e extremamente valiosa para o método é sempre levar em conta a opinião das crianças para o projeto. Mesmo que pequenos, já possuem personalidade e é importante que se sintam peça importante das escolhas.

Fonte: Pinterest

Autor: Raquel Coronato – do INSIDE Arquitetura & Design

Você pode gostar de ler também...