Decoração e Paisagismo

Decoração: deixe sua sala mais linda com um painel para TV

Como escolher um painel para TV e cuidados extras na hora da compra e da instalação

Em uma casa, a sala de estar é um dos ambientes mais preferidos e frequentados pelas pessoas. É onde as famílias e os amigos se confraternizam, se unem para conversar, assistir filmes e realizar muitas outras atividades.

Por isso é que os arquitetos e designers têm dado tanta atenção a este ambiente. São diversas questões que devem ser levadas em consideração na hora de decorar, e uma delas é o painel para TV.

Fonte: MIS ARQUITETURA E INTERIORES 

Claro que há muitos outros móveis e objetos que poderiam interferir na estética e no conforto de uma sala de estar. Porém, nada se compara ao painel para TV.

Pode-se afirmar isso porque a peça praticamente guia muitos projetos de interiores, seja de imóveis simples ou modernos. Além disso, faz parte do sonho de muitos clientes, que desejam ter um home cinema em casa. Portanto, trata-se de uma tendência em alta!

Há uma explicação muito boa para este tipo de comportamento do mercado. Desde que houve um salto na evolução tecnológica, após as duas Grandes Guerras, o design mobiliário se viu mais afetado pelos televisores.

Com o tempo, o equipamento foi ficando mais leve e fino, e seu preço menos caro. De repente, o uso dos painéis, que era recorrente, se tornou quase que obrigatório para casa.

Fonte: Andrea Fonseca 

Fonte: Ana Cláudia Mendes Fontes

Agora, o painel para TV, junto de outras peças, é considerado um coringa da decoração. Por isso, escolher o modelo certo é tão importante para dar o primeiro passo na ambientação de uma sala de estar.

Parece algo complicado, mas não é. Basta combinar com tudo aquilo que já existe no cômodo. Daremos algumas dicas bem legais que vão lhe ajudar nesta tarefa! Duvida? Continue acompanhando o post!

Fonte: Mauricio Karam e Ana Yoshida 

Qual a função do painel para TV?

Bem, na era contemporânea, o painel para TV costuma ser o principal componente de uma sala de estar – depois do sofá.

Eles são complementos para muitas paredes grandes e vazias. Servem para preencher espaços vagos e esconder a fiação de vários aparelhos, evitando que fiquem expostos – o que seria, visualmente, muito feio. Mas, esse seu uso vai depender mesmo da proposta decorativa.

Deve-se destacar que o painel para TV não pode ser usado aleatoriamente em qualquer lugar da casa.

O arquiteto ou designer não pode colocá-lo em uma parede só por colocar – ou porque está na moda. Deve haver uma coerência. A peça precisa estar de acordo com todo o ambiente e o que é necessário para que ele fique mais bonito, harmônico e funcional.

Fonte: Sueli Zapparolli 

Fonte: Galpão Design Arquitetura, interiores & CO

Como escolher o painel ideal para a sala?

Atualmente, o mercado está bem abastecido de uma vasta quantidade de opções de painéis para TV. Há peças grandes e pequenas; coloridas e sóbrias; com textura e sem textura; com gavetas, nichos, prateleiras; e mais.

A pessoa pode escolher tanto um exemplar pronto quanto pedir para fabricarem algum sob medida. Enfim, faça o que lhe agradar e ficar melhor em sua sala.

Tem gente que vai preferir colocar o painel para TV diretamente no chão, mas isso tende a atrapalhar a passagem ou diminuir o espaço vago para outros móveis. Então, o melhor mesmo é que o painel fique preso à parede.

Existe ainda a possibilidade de a placa ser rotativa, podendo ser voltada para mais de um cômodo, caso seja necessário. Escolher uma dentre estas opções vai exigir que a pessoa pense no todo.

Reflita! O que ficará melhor na sua casa?

Fonte: Bianchi & Lima Arquitetura

Cuidados que se deve ter na hora da compra

No momento de escolher um painel para TV, é preciso levar em consideração várias questões. A primeira é quanto ao material. Sabe-se que esse tipo de móvel pode ser feito de várias matérias-primas. Mas, quais seriam as vantagens de cada uma? Por que razão a pessoa optaria por uma ou por outra. Bem, isso é o que será descrito a seguir.

Os painéis em madeira são bem comuns. Eles apresentam boa durabilidade, porém podem representar um impacto negativo à natureza.

Por isso, com o tempo, os modelos em MDF e MDP ganharam mais força no mercado. Eles são mais leves, resistentes, bem acabados e baratos. E o melhor é que muitos fabricantes podem emitir certificados assegurando sobre a produção e a origem legal desta madeira.

Fonte: Danyela Corrêa e Bianchi & Lima Arquitetura

Além da madeira, há painéis feitos em materiais diferentes. É importante destacar que quanto ao seu estilo, ele deve combinar com os rack. O ideal é que ambas as peças tenham as mesmas cores ou façam sentido juntas.

E sobre sua proporção, o painel nunca deve ter menos do que 15 cm em relação à medida da TV ou se distanciar menos do que 60 cm da extremidade da parede, pois perderia seu destaque.

“Os painéis para TV podem ser em madeira, MDF ou MDP, revestimentos tipo 3D, pedras naturais ou um simples papel de parede. O material escolhido depende do conceito da ambientação.” – arquiteta Luciana Aguiar, em entrevista de Zap Imóveis.

Fonte: Arq. Bruna Cruz

Fonte: Condecorar Arquitetura e Interiores 

Cuidados quanto à instalação do painel para TV na parede

Geralmente, os decoradores colocam o painel em uma parede de destaque na sala de estar. E qual seria esta? Bem, isso vai depender. Se o projetista quiser ele pode fazer da TV o ponto focal do ambiente. Só que a tela não pode ficar na parede oposta à janela, pois o reflexo da luz interferiria na imagem. E esse é o fator que mais influencia na hora de estabelecer a parede de destaque e o local da instalação do equipamento.

Os outros elementos da sala também vão ser ajustados de acordo com o ponto onde está o painel. O estofado principal, por exemplo, deve estar voltado de frente para ele.

A distância de um para o outro vai depender da dimensão da TV. Quanto maior as polegadas, maior a separação. Por exemplo, para uma tela de 42 polegadas o sofá deve ficar, no mínimo, a 2,4 m do equipamento eletrônico.

Pronto! Não tem mais desculpa: você sabe tudo sobre painéis para TV. Já definiu qual das propostas de decoração que apresentamos pode servir de modelo para sua sala?

Estas dicas de como usar painel de TV na decoração de sua sala foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...