Decoração e Paisagismo

5 passos para deixar o seu quarto do jeito que você sonha

seu quarto

Já ouviu aquela história de que passamos um terço de nossas vidas na cama? Isso também pode se estender ao local onde dormimos, ou seja, seu quarto. E por que não deixá-lo mais atraente e bonito? Afinal, a primeira visão que temos quando acordamos passa por ele.

Para isso, selecionamos alguns passos para você poder deixar o seu quarto do seu jeito e com sua cara.

 

1 – Parede, texturas e papel de parede

O primeiro item, talvez o mais básico, é relacionado à cor e textura que as paredes de seu quarto possuem. Uma simples mudança de cor ou tom pode alterar radicalmente o visual do ambiente, então vale a pena caprichar na escolha dos matizes.

Quem quiser acrescentar algo mais, pode investir na aplicação de texturas em uma ou mais paredes para criar contraste, por exemplo. Isso dá um efeito bonito e destacado. Ou se preferir, dá para colocar um forro de gesso ou de outro material, ampliando o número de detalhes do espaço.

Papéis de parede também são ótimos para serem usados na decoração, especialmente porque através dos desenhos eles transmitem um pouco dos gostos e personalidade do dono ou dona do quarto. Se não quiser tantas ilustrações ou detalhes assim, dá para aplicar um simples adesivo da sua escolha.

 

2 – Elimine o desnecessário

Uma das coisas que mais atrapalhem a decoração do quarto é o excesso de coisas desnecessárias. Cadernos, caixas, roupas e objetos que não possuem mais utilidade devem ser removidos dali. Aproveite para fazer umas doações ou até mesmo um bazar, pois além de liberar o espaço você ainda pode ganhar uma graninha.

Você poderá se surpreender com as possibilidades que esse simples ato traz, como enxergar as reais dimensões do quarto, descobrir os melhores cantos para decorar etc.

 

3 – Mobília e objetos de decoração

Não é preciso trocar a mobília para mudar o visual do seu quarto, basta simplesmente passar uma nova tintura ou aplicar verniz se o móvel for de madeira. Isso já traz aquela sensação de novo ao lugar e ainda ajuda a economizar.

Dá para pegar objetos ao longo da casa que não tenham mais utilidade e reformá-los para que se adequem ao seu gosto. Sabia que é possível usar pneus e cordas para fazer um pufe bem descolado e moderno? As possibilidades são inúmeras e dependem só da sua criatividade.

Alguns objetos que podem dar uma melhorada na estética do quarto devem ser usados para reforçar a mudança, entre eles tapetes, quadros e cortinas.

O tapete, quando bem usado, dá um toque refinado e deixa o quarto mais confortável. As cortinas precisam combinar com as paredes, mas você pode preferir uma persiana de madeira ou plástico, vertical ou horizontal, são muitos modelos disponíveis. Tudo depende do espaço existente e do gosto da pessoa.

Sobre os quadros não têm muito o que comentar, a não ser que eles são importantes para dar um toque final ao estilo do quarto. E esse é o próximo item a ser abordado.

 

4 – Estilo

Qual é o seu estilo preferido? Essa é a primeira pergunta que você se deve fazer quando pensar em reformar. É mais casual? Tradicional? Moderno? Talvez você queira que seu quarto transpire uma atmosfera mais geek, nerd ou repleta de elementos da cultura pop? É a resposta dessa questão que irá nortear a forma como você irá decorar seu quarto, pois os itens anteriores precisam estar de acordo com o que você deseja.

Tomada essa decisão, está na hora de procurar objetos que tragam essa identidade ao seu espaço. Exemplo: aqueles que curtem ler podem arrumar uma estante de livros bem especial para somar com a estética do local. Um lugar onde você vê bem isso são nos vídeos de youtubers leitores que gravam em seus quartos. É fácil perceber a prateleira de livros lá atrás, dando o tom literário ao ambiente. O mesmo vale com aqueles que curtem moda, tecnologia, cultura nerd entre outros. Quase sempre tem um elemento de fundo que combina com a atmosfera do vídeo, ou como o gosto/estilo do youtuber.

 

5- Luz e disposição dos móveis

O simples ato de mudar a cama ou outro móvel de lugar já dá uma sensação nova ao ambiente, além de possibilitar mais espaço para se locomover ali dentro.

A luz que ilumina a região também pode provocar efeitos bem legais. Experimente colocar um abajur (bem descolado, por favor) sobre a cômoda, que você vai ver o resultado (especialmente ao acendê-lo de noite). Outra opção pode ser uma luminária de coluna ou sobre a penteadeira, caso possua uma.

Seguindo esses passos dá para mudar completamente o visual do seu quarto, trazendo toda aquela sensação prazerosa de algo novo que é tão bom. Além, é claro, de deixá-lo exatamente a sua cara e do jeito que você gosta. Então, pesquise bem e mãos à obra!

 
Parceiro Lopes – PosterExpress

 

Veja também:

Luminárias, qual a melhor opção para o meu espaço?

5 maneiras de decoração para criado-mudo

Salão de festas em condomínios: seu espaço para reunir a família e amigos

 

Você pode gostar de ler também...