Decoração e Paisagismo

Telhado verde: Uma floresta em cima de casa

A busca pela sustentabilidade e aproveitamento dos recursos naturais na construção é algo que vem conquistando cada vez mais pessoas.

O telhado verde é uma ótima solução arquitetônica que consiste na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável, podendo ser instalado em um telhado convencional. Já é algo muito comum em outros países, mas ainda está começando a se popularizar no Brasil. Além da beleza o telhado traz benefícios maravilhosos, como um maior conforto térmico e a economia com manutenção de telhas.

Foto: Pinterest

Por que devo ter um telhado verde?

O telhado verde é uma solução ecológica que torna útil espaços que normalmente não tem uso especifico. Além disso oferece outras vantagens, como:

– Garante maior conforto térmico ao evitar que o calor se acumule;

– Permite a retenção de agua da chuva

– Aumenta o isolamento acústico

– Regula a umidade do ar ao redor da construção

– Diminui a necessidade de manutenção

Foto: Pinterest

Todo imóvel pode ter um telhado verde?

Existe alguns pontos que devem ser analisados antes de implementar o projeto, tais como, resistência da estrutura do telhado, garantia de reserva de agua para plantas e ter fácil acesso ao lugar de instalação.

Investimento

O telhado verde é mais barato e útil a médio ou longo prazo, por fazer a síntese de diversas gestão, como agua e energia. Na hora da execução do projeto o custo poderá ser de R$170 a R$250 por m2, mas esse preço será compensado pelo retorno de se utilizar o próprio sistema da natureza.

Foto: Pinterest

Manutenção

A manutenção não demanda muito tempo em um telhado convencional, fazer a manutenção é fundamental para proteger a parte interna da casa, o telhado precisa ser limpo e até trocado de tempo em tempo. Porem com o telhado verde a manutenção fica bem mais simples.

A manutenção envolve o cuidado com as plantas, já que ficam expostas na chuva e no sol. Fora isso, os outros materiais não estão expostos diretamente ao clima, e foram produzidos para ter uma durabilidade maior. O local onde for construído o telhado verde deve ter um fácil acesso para não ter problemas.

Foto: Pinterest

Leia mais:

+ Conheça os “Telhados Verdes” e veja como eles estão transformando as cidades

+ Varandas e terraços perfeitos: dicas para aproveitar melhor esses espaços

+ Paisagismo e Sustentabilidade: ecotelhado em ônibus

 

Você pode gostar de ler também...