Decoração e Paisagismo

Tendência para moradia: um levantamento para 2018

Buscando o conforto, praticidade e design, a decoração de uma casa gera qualidade de vida e faz com que se aproveite cada espaço da casa.  

A cada ano a decoração de ambientes, design, arquitetura se renova. Como há tendências para  roupas, também há para casas.  Buscando o conforto, praticidade e design, a decoração de uma casa gera qualidade de vida e faz com que se aproveite cada espaço da casa.

É esperado para 2018 o uso de mais elementos naturais e objetos que trazem a lembrança de uma memória afetiva. Aquela máquina de costura da sua avó pode se tornar objeto de desejo na sua sala.

Tendência

Os elementos naturais dão um ar mais aconchegante ao lar. Materiais como a madeira bruta são cada vez mais usados pelos arquitetos. A ideia do rústico também é interessante e vale a pena explorar em diferentes aspectos da sua casa. O conceito de “floresta urbana” faz que se traga a vegetação para dentro da casa.

Existem também tendências de cores. Destaca-se o ar vintage, sóbrio e delicado do rosa antigo, conhecido como millennial pink, cor que aparece nos móveis, paredes e nos objetos de decoração.

Tendência

A decoração está presente também no ambiente externo. As fachadas, contato visual inicial que as pessoas têm com a casa, se destinguem quanto as formas e cores e deixam o ambiente mais convidativa. Recursos como pintura, pedra, madeira são pensados, junto a iluminação – que continua sendo tendência – para tornar a casa mais atrativa. A ideia é que a arte comece desde o primeiro contato com a casa.

Superfícies texturizadas e com relevo são uma aposta para 2018. Criando uma sensação aconchegante, tanto para o tato quanto para visão, esses elementos podem estar na decoração em diferentes objetos, como em tapetes e almofadas.

A ideia do rústico também é interessante e vale a pena explorar em diferentes aspectos da sua casa.

Contrastando com a proposta de ambientes rústicos, a iluminação traz opções como luzes de neon, que dão um ar cool para o ambiente. Não só com lâmpadas de neon, mas em todos os cômodos da casa, a iluminação ganha destaque pela forma como harmoniza o local.

 

Autor: Jacqueline Gonçalo – Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Você pode gostar de ler também...