Decoração e Paisagismo

Teto branco ou de outra cor?

Pensamos diversas vezes em qual cor pintar as paredes. Mas… e quanto ao teto? Deve ser sempre branco ou pode receber outra cor?

Aqui no Brasil não temos o hábito de pintar o teto de outra cor que não seja o branco. Temos o costume de valorizar as paredes quando o assunto é decorar com tinta. Porém, em outros países, é comum vermos tetos com cores combinando com os demais elementos decorativos e até se integrando com as paredes de mesma cor. Nosso país é tropical e, portanto, tem grande incidência de luz solar, não necessitando que o teto seja necessariamente branco. Um teto claro, ainda mais branco, reflete a luz, auxiliando na propagação da luz da luminária, tornando o ambiente mais iluminado.
Dicas para pintar o teto de outra cor
Prefira ambientes menores pois isto delimitará o espaço, deixando uma decoração marcante, visível. Quanto mais escuro for o teto, mais delimitado será. Desta forma, procure pintar combinando com as demais cores do ambiente. A harmonia das cores é importante.
O teto com cor escura deve ter um ambiente bem iluminado naturalmente, com boa entrada de luz solar, pois o teto escuro absorve a luz, tirando um pouco da luminosidade.
Além da tinta, pode ser usado também papel de parede que desenhe o teto. Não se esqueça de decorar o ambiente com poucos objetos para não carregá-lo visualmente.
Assim, a decoração será cheia de estilo.
Teto claro X Teto escuro
O teto pintado com cor clara, além de contribuir para uma iluminação mais eficiente, transmite a sensação de amplitude no ambiente, que parecerá mais alto do que realmente é. Portanto, se o pé direito for baixo, pinte o teto com uma cor clara.
O teto pintado com cor escura transmite a sensação de um teto mais baixo. Portanto, utilize estes tons se o pé direito for alto e quiser reduzi-lo.
A seguir, veja algumas imagens e a sensação que as diferentes cores no teto provocam no ambiente e inspire-se!
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
Até breve.
Que sua casa seja adorada!

Você pode gostar de ler também...