Decoração e Paisagismo

Varandas e terraços perfeitos: dicas para aproveitar melhor esses espaços

Quem gosta de sentir uma brisa refrescante tocando na pele ou o calor do sol em um dia de descanso sabe como é bom ter uma varanda ou terraço em casa. Porém, nem sempre as pessoas aproveitam o melhor que os espaços podem oferecer, e foi pensando nisso que nós trouxemos, em parceria com o site Habitissimo, algumas dicas valiosas de como tornar a sua varanda ou terraço um espaço ainda mais convidativo e multifuncional.

varandasFonte: Viva Decora

Descanso e relaxamento

As varandas e terraços são espaços que instigam nosso desejo de aproveitar bons momentos de relaxamento enquanto as horas passam devagar. Para isso, alguns acessórios são indispensáveis nesses ambientes, como por exemplo espreguiçadeiras, sofás, poltronas, almofadas e tudo o que puder servir para lhe proporcionar um pouco de conforto durante o período de descanso.

Espaço para refeições

Que tal saborear um delicioso café da manhã na varanda ou no terraço? Esse é o desejo de muitas pessoas, e para que ele se torne realidade basta inserir nesse espaço alguns móveis que possibilitem a realização de refeições, como mesas e cadeiras, por exemplo. Na hora de escolher esses móveis, é importante levar em consideração a resistência do material, já que provavelmente eles ficarão expostos ao sol e à chuva. Algumas opções que podem ser interessantes são a madeira, desde que receba o tratamento adequado, o PVC e o alumínio.

 

varandasFonte: Portal da Hotelaria

Sombra e água fresca

O Sol é sempre muito bem-vindo, mas existem momentos em que é necessário buscar a sombra para se refrescar um pouco. Por isso, é interessante que o terraço ou varanda ofereça um espaço coberto, que pode ser um telhado, toldo ou um simples guarda-sol, e certamente irá fazer toda a diferença na hora de desfrutar de agradáveis momentos ao ar livre.

varandasFonte: Habitissimo

Verde que te quero ver-te

A natureza é importante em todos os lugares, mas na varanda e no terraço ela é ainda mais essencial. Isso porque esses espaços geralmente oferecem todas as condições necessárias para que as plantas possam se desenvolver, como boa iluminação, incidência de sol e ar fresco. Escolha as plantas e flores que mais combinam com o seu estilo e espalhe-as pelo seu terraço ou varanda.

Luzes que encantam

Embora seja mais comum aproveitar os terraços e varandas durante o dia, se esses espaços forem bem iluminados eles também podem se tornar muito convidativos durante a noite. Pensando nisso, você pode inserir luminárias decorativas e lâmpadas diversas em sua varanda ou terraço. Vale a pena apostar na sustentabilidade e optar pelas lâmpadas de LED, que ajudam a economizar energia e contribuem com o meio ambiente. Outra ideia interessante é o uso de velas, que criam um clima romântico e aconchegante.

varandasFonte: Pinterest

O piso certo

Na hora de escolher um modelo de piso para sua varanda ou terraço, o que não faltam são opções diferentes. Algumas das mais comuns são a madeira, e nesse caso o ideal é apostar em uma que seja resistente, como o ipê por exemplo, o porcelanato, os pisos de pedra ou de barro. Lembre-se de levar em consideração que o piso da varanda ou do terraço pode ficar molhado com frequência se não houver uma cobertura, e por isso o ideal é optar por versões menos escorregadias.

varandasFonte: Sua Obra

 Detalhes que fazem toda a diferença

Assim como acontece na decoração do interior da residência, no caso dos terraços e varandas os detalhes também podem trazer um diferencial para o conjunto da obra. Por esse motivo, é bom ficar atento a cada objeto decorativo que inserir nesses espaços, procurando sempre uma relação harmônica entre eles e valorizando aquilo que combina mais com o seu estilo.

varandasFonte: Proma

Um lugar para chamar de seu

Se você prioriza a privacidade em todos os momentos, deve pensar em formas de manter o seu terraço ou varanda longe dos olhares dos vizinhos, para que possa desfrutar desse espaço com maior liberdade. Uma boa alternativa é inserir plantas que formem uma espécie de proteção contra olhares curiosos e apostar nas divisórias que são capazes de vedar o ambiente de forma sutil.

Seu espaço, sua cara

Por fim, a dica mais valiosa de todas é que o terraço ou varanda deve ser feito para atender às suas necessidades. Ou seja, pense no que pode ser útil para você na hora de decorar esse espaço, priorize aquilo que mais lhe agrada e certamente o resultado final será encantador!

 

 

Autor: Habitissimo:  A plataforma que está revolucionando o conceito de construir, reformar e decorar

 

You may also like...