Decoração e Paisagismo

Veja ideias de decoração para uma varanda gourmet pequena

Para decorar varandas pequenas é preciso muito empenho, criatividade e também destreza! Pois é necessário que consideremos vários itens que englobam a composição do ambiente a ser projetado, isso para que haja um bom aproveitamento da área e, ao mesmo tempo, a composição atenda às necessidades e objetivos do uso deste ambiente.

Primeiramente, é necessário que se faça um bom levantamento técnico, isto é, que se verifique, além das dimensões corretas do ambiente, a insolação, as vistas ou a vista principal, as condições de uso, as possibilidades permitidas de qualquer alteração e, por fim, que seja definido o uso deste local. Desta forma, o layout deverá ser definido. Juntamente com ele todos os outros elementos de uso, acabamentos e complementos.

Uma dica muito importante é de que na definição de layout, a circulação fique garantida da melhor forma possível, de forma adequada e com o devido conforto. Caso contrário, certamente este ambiente não será utilizado, pois não terá o conforto necessário e ainda ficará transparecendo um ambiente mal resolvido esteticamente.

A iluminação será nossa aliada! Tanto de dia quanto à noite, a insolação e a iluminação garantirão o aconchego e a sofisticação, valorizando as soluções da decoração e transmitindo a sensação de bem-estar ao ambiente.

O mobiliário não deve ser de grandes proporções, opte sempre por modelos mais compactos porém confortáveis, e, principalmente, com uso flexível. Por exemplo, são sempre muito bem vindas as poltronas compactas com puffs que também servem como bancos e também podem ser usados como mesinhas. Aparadores que viram mesas, tamboretes garden city que também, além de muito decorativos, servem de banquinhos, etc.

Um ponto muito fundamental é o paisagismo. Este precisa ser totalmente adequado as condições climáticas de insolação e vento. Usamos frequentemente o paisagismo vertical, que, além de trazer o verde para o ambiente nos apresenta um fantástico apelo estético.

Existem empresas especializadas neste tipo de instalação, mas acertando com seu jardineiro o tipo adequado de planta, é só usar a criatividade e soltar a imaginação. Podemos ter prateleiras com vasos tradicionais, painéis com nichos de vasos com vegetação, placas ou painéis de madeiras de demolição com aplicação de recipientes específicos para plantas, etc. Estas artimanhas de decoração são fundamentais para a composição de varandas compactas!

As cores ficarão, em geral, por conta dos acessórios e enfeites, além do paisagismo e acabamentos aplicados, pois estruturalmente teremos que manter os tons da fachada sem nenhuma alteração.

A definição de algum material apropriado para o piso, também é sempre muito bem-vinda. Sabemos que é um ambiente diferenciado e que por si só pede uma proposta mais voltada para tudo o que está relacionado a área externa, decks, seixos, pisos que imitam madeira, dormentes, ladrilhos hidráulicos, enfim, são muitas possibilidades que podem compor, de maneira muito bacana, este item que precisa estar em harmonia com o todo fazendo toda a diferença.

Por fim, os objetos de decoração, os detalhes que vão compor a finalização desta decoração, devem ser escolhidos de maneira comprometida com o contexto escolhido para a decoração da varanda. Podemos usar quadros, esculturas de parede, velas com cachepots, lanternas de piso com velinhas, esculturas de ferro para parede com velinhas, almofadas, futons, revisteiros, etc.

Depois de todos estes cuidados minuciosos e da escolha de cada detalhe da ambientação, certamente o resultado será satisfatório!

varanda gourmet pequena

*Essa matéria foi feita pela Leroy Merlin em parceria com a arquiteta Renata Tolentino, que você pode acompanhar pelo Facebook.

**Foto: Renata Tolentino arquitetura&interiores

 

Veja também:

Varandas modernas e aconchegantes

O jardim na varanda: dicas e soluções

Objetos de decoração para varandas compactas

Você pode gostar de ler também...