Decoração e Paisagismo

Você sabe a influência das cores da sua casa em você? As cores falam, e muito!

Saber o que cada uma delas tem a dizer e como isso pode influenciar na sua vida pode ajudar a extrair o que há de melhor em cada uma delas

Você já ouviu falar sobre psicologia das cores? Esse é um conceito que diz que cada cor traz consigo diferentes ideias, comportamentos e sentimentos, que são acionados inconscientemente pelo nosso cérebro.

Por exemplo: na infância, quando as crianças ainda não sabem ler, elas já conseguem identificar que um refrigerante de laranja deve ser saboroso e doce, por ter uma cor alegre e bem viva, ao contrário do café, cujo sabor é mais forte e amargo.

Hoje em dia, grande parte das redes sociais são majoritariamente azuis, cor que transmite calma e confiança, mas também inspira a criatividade e a produtividade, que é justamente o que elas querem passar aos seus usuários.

Consequentemente, é possível tornar um ambiente mais agradável com o uso das cores certas, da mesma forma que ele pode ficar insuportável se for utilizada a cor errada.

Preto

Cor nobre e elegante. Pode fazer toda a diferença em pequenos detalhes e realçar outras áreas, mas  se utilizada em demasia, pode fazer com que o ambiente fique pesado ou triste.

O preto também pode fazer com que um cômodo seja menor do que realmente é, já que a reflexão da luz é praticamente inexistente, é bom estar atento a isso.

cores

 Branco

Totalmente oposto do preto, o branco traz a sensação de amplitude, pureza e frescor. Não à toa, é uma das mais comuns em todas as casas, além de ser a escolha de quem não quer errar.

O fato de ser bem neutra pode fazer com que o ambiente fique um pouco sem graça se for apenas branco. Por isso, detalhes de outras cores podem aparecer tanto nas paredes quanto em outros objetos, como móveis e decorações.

cores

Cinza

Está super em evidência atualmente, remete à inovação e modernidade. Em tons muito fortes, pode ter um efeito parecido ao do preto, de enclausuramento do ambiente. Por ser uma cor neutra, transmite imparcialidade.

cores

Verde

Alegre,  remete à vida e à natureza. Ao olhar para ela, é sentida uma sensação imediata de tranquilidade, calma e equilíbrio, principalmente em tons mais claros.

Exatamente por isso, ela é muito usada em quartos de pessoas mais calmas, que querem deixar o stress e as preocupações de lado. Também é muito associada à saúde.

cores

Amarelo

Pode ajudar a aumentar a sensação de luminosidade e de calor de um ambiente, por ser uma cor quente.  Uma ótima aliada para casas que não recebem muita incidência de luz natural.

Se o cômodo for muito grande, porém, pode passar uma impressão cansativa, de claridade em demasia. Ajuda na criatividade, no otimismo e na esperança, mas pode estimular o apetite se for usada na cozinha ou na sala de jantar.

cores

Vermelho

Essa é uma cor dinâmica, que incentiva a paixão e a confiança, além de trazer uma energia inigualável. Quando é utilizada em doses reguladas, como em uma única parede, por exemplo, sugere glamour e romance.

Se utilizada em um cômodo inteiro, pode passar a sensação de excitação e até um cansaço visual, principalmente em tons mais vivos.

cores

 Azul

Calma, tranquilidade e paz de espírito: essas são sensações imediatas ao ver a cor azul. Por isso, elas são ótimas para quartos, salas de estar e até mesmo banheiros, que são ambientes cuja finalidade é exatamente relaxar e descansar.

Entretanto, se for muito utilizada, pode passar um sentimento de monotonia. O ideal é combinar com outras cores ou então aplicar um tom mais escuro em uma parede que se deseje dar destaque.

cores

Influências positivas com as cores de casa!

Cada cor pode passar uma mensagem, o que é excelente para maximizar os sentimentos mais desejados em cada cômodo: tranquilidade na sala de estar, romance no quarto do casal e amplitude no pequeno lavabo, entre várias outras aplicações.

Separe um tempinho para escolher as cores para sua reforma. Se for preciso, procure por um designer de interiores ou um arquiteto, que podem lhe ajudar a tomar as melhores decisões e fazer da sua casa o ambiente mais confortável possível.

Assim, além de fazer decisões conscientes que impactarão no inconsciente de todos que estiverem em sua casa, você poderá fazer lindas combinações com os móveis, desde uma cadeira Eames para a cozinha até a escrivaninha do home office, para que a harmonia reine absoluta no ambiente.

 

Autor: Tainá Fantin.

Você pode gostar de ler também...