Sustentabilidade

Como melhorar a qualidade do ar em sua residência:

Quem vive em grandes cidades como São Paulo já deve ter ouvido falar, ou leu em jornais, sobre como a poluição afeta a qualidade do ar e como isso pode trazer malefícios à saúde.

qualidade do ar

Veja algumas dicas para você melhorar a qualidade do ar na sua residência, além de contribuir para diminuir a poluição.

1 – Cuidado com a limpeza

É importante manter sua residência limpa, principalmente nos lugares onde pode ter acumulo de ácaros e pó, como os quartos. Lembre-se sempre de trocar roupas de cama, travesseiros e cobertores. Purificadores de ar que removem ácaro, mofo e pó podem ser de grande ajuda.

Lugares de ventilação como janelas e portas devem ser sempre higienizadas, pois é por ai que o ar vai passar.

2 – Umidificadores e desumidificadores

Para ajudar a controlar a umidade, os umidificadores são recomendados para ambientes secos e os desumidificadores para os muito úmidos.

Um ambiente equilibrado é o recomendado pois um lugar muito úmido pode ajudar na proliferação de micro-organismos responsáveis por alguns problemas respiratórios e um espaço seco afeta nosso organismo, facilitando o aparecimento de doenças como asma e bronquite

3 – Plantas

Ter plantas pode trazer vários benefícios a saúde, além de melhorar a qualidade do ar e servir de decoração. Algumas espécies podem filtrar toxinas e filtrar o dióxido de carbono, então tenha sempre algumas plantas espalhas pela residência.

4 – Produtos perfumados

É sempre bom ter sua residência com um cheiro agradável, mas produtos como velas aromatizadas e incensos podem prejudicar a qualidade do ar, liberando algumas toxinas. Dê preferência por aromatizadores naturais.

Alguns tipos de amaciante e sabão também liberam toxinas, se possível, escolha os sem cheiro e neutros.

5 – Evite carpetes, tapetes, bichos de pelúcia e cortinas.

Eles acumulam poeira e ácaros, e são um chamariz para doenças respiratórias. Se não consegue viver sem eles, dê preferência aos que possuem cobertura antialérgica e lave-os regularmente.

Você pode gostar de ler também...