Sustentabilidade

Como reduzir o consumo e a conta de energia fazendo revisão na rede elétrica da sua casa

Além de garantir mais segurança revisar as instalações elétricas diminuem os escapes desnecessários de energia.

Conta de energia

Cuidar das instalações elétricas de sua casa não somente torna o ambiente mais seguro, como reduz o consumo e gastos desnecessários, provocados por escapes de energia. No entanto, com o aumento do uso de mais aparelhos eletrônicos com o advento da tecnologia, a necessidade de uma revisão e complemento destas instalações pode evitar sobrecargas e até incêndios. Feita por um eletricista competente, esta revisão – principalmente em imóveis com mais de 20 anos de existência, pode trazer benefícios inúmeros e diminuir a conta de luz no final do mês.

Fiações e quadro de luz

Alimentadores, fiação, quadro de luz, tomadas e disjuntores devem ser verificados por um profissional a fim de localizar e corrigir escapes de energia, evitar que a distribuição esteja aquém do necessário, bem como que tomadas e disjuntores estejam sobrecarregados. Se você costuma usar os chamados benjamins para ligar aparelhos em sua casa, desista. Vale a pena cuidar para que um profissional faça novas tomadas.

Evite ao máximo usar extensões ou benjamins para ligar vários aparelhos

Conta de energia

Além disso, alguns aparelhos atuais necessitam de tomadas com amperagem superior do que as colocadas em muitas casas há alguns anos. Sabe aquelas tomadas que tem seus pinos mais grossos? Ao colocar um adaptador para que eles sirvam naquela tomada comum, a amperagem superior é ignorada. Este fato, além de fazer com que o gasto seja superior, pode sobrecarregar o local de instalação desta tomada. Por isso, fuja dos benjamins e adaptadores.

O mesmo pode acontecer com a fiação. Já aconteceu, por exemplo, de o chuveiro elétrico em sua casa queimar repetidas vezes em um curto espaço de tempo? Se a sua resposta for positiva está aí mais um motivo que não pode ser ignorado. Isso acontece porque o fio em que o chuveiro está instalado não está aguentando a carga necessária para que ele funcione corretamente. Além de gastar mais energia, novamente é encontrado o risco de incêndio.

Lâmpadas, soquetes e aparelhos novos

Já é sabido popularmente que as chamadas lâmpadas de LED geram economia à conta. No entanto, com a revisão dos soquetes de instalação destas lâmpadas, é possível que sua conta caia em até 30%, segundo dados da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção).

Além disso, o uso de aparelhos eletrônicos muito velhos também pode acarretar em desperdício de energia. Atualmente, as fabricantes destes produtos eletroeletrônicos têm, por lei, a responsabilidade de colocar uma etiqueta que informe ao consumidor o quanto aquele aparelho é econômico. Preferir os que têm a letra “A” em seu selo é fundamental.

Quando revisar

Chamar um eletricista para avaliar sua residência deve ser considerado quando:

  • O tempo de instalação for igual ou superior a 20 anos;
  • Quando o consumo aumentar repentinamente;
  • Cheiro de queimado ao usar o ferro de passar roupa ou chuveiro;
  • Disjuntores caindo constantemente;
  • Aparelhos eletrônicos queimarem com frequência;
  • Necessidade de instalação de ar-condicionado ou outros novos aparelhos.

 

Autor: Adriana Lima– 24 anos, jornalista e apaixonada por decoração

Você pode gostar de ler também...