Como as residências e condomínios podem economizar água
Sustentabilidade

Como as residenciais e condomínios podem evitar o desperdício de água

A atual crise de água tem mostrado ao consumidor que a melhor medida para a economia de água é a conscientização sobre a importância de preservar este bem.

Tomar banhos rápidos, fechar as torneiras na hora de lavar a louça, carros e quintais, são medidas simples e que podem se tornar um hábito saudável para o meio ambiente. No entanto, existem maneiras de promover a economia de água através dos metais sanitários.

O mercado oferece diversas soluções que podem ser aplicadas em residências e condomínios cuja finalidade é a economia de água. Além de produtos específicos para este fim, pequenas peças podem ser adaptadas aos metais, promovendo uma vazão menor e consequentemente uma maior economia de água, sem abrir mão do conforto.

Docol_arejador-baixa

Um exemplo é a troca dos arejadores das torneiras por modelos econômicos. Os arejadores são peças simples, baratas e eficientes, que só precisam ser rosqueadas na saída de água das torneiras. Eles são responsáveis por injetar bolhas de ar no fluxo, criando um jato volumoso sem aumentar a quantidade de água, dando uma impressão de maior volume. A vazão de uma torneira normal, por exemplo, é de 18 litros por minuto. Com os arejadores econômicos ela pode cair para 8 litros por minuto ou até 1,8 litros por minuto.

Docol_PS Reg Regulador Vazao CR C Botao-baixa

Um cuidado que se deve ter é que existem tamanhos e formatos diferentes de arejadores, o ideal, portanto é antes da compra consultar o fabricante para saber o modelo certo.  Por isso, uma solução mais simples, mas que custa um pouco mais são os Registros Reguladores de Vazão que, instalados no ponto de água de torneiras, misturadores e bidês, limitam a vazão destes produtos, proporcionando uma economia de até 40% no consumo de água.

Como as residências e condomínios podem economizar águaDocol_lavabo assimetrico - acionamento-baixaEles possuem duas vantagens em relação aos arejadores: podem ser instalados em qualquer torneira ou misturador de mesa e o usuário pode regular a vazão da água que for mais adequada ao seu uso. Os registros reguladores de vazão para chuveiros seguem o mesmo princípio dos modelos para torneiras e proporcionam o mesmo índice de economia, mas são instalados nos próprios chuveiros, limitando assim a vazão do jato, sem diminuir o conforto proporcionado pela ducha.

Existem também os acabamentos para válvula de descarga, com duas teclas de acionamento, para sólidos e líquidos, que proporcionam economia de até 60%. Muitas pessoas acreditam que para instalar estes acabamentos é necessário fazer reformas para alterar a tubulação, o que é um equívoco, pois a tecnologia está no acabamento e não nas bases internas da parede.

Como as residências e condomínios podem economizar água

Você pode gostar de ler também...