Sustentabilidade

Dicas sustentáveis para aplicar em sua casa

Desde os anos 70 a sustentabilidade é um conceito que vem sendo discutido. Ao longo do tempo a humanidade entendeu a importância de preservar os recursos naturais para as próximas gerações e reutilizar o que já foi produzido.

É importante que todos façam a sua parte para manter o consumo sustentável do planeta e nem sempre é necessário gastar muito para preservar a natureza.

Conheça algumas dicas sustentáveis para a sua casa

Coleta de lixo

Separar vidro, metal, papel e plástico é uma ideia simples e eficaz e você ainda coopera com o sistema de reciclagem. Esses materiais podem ser reciclados ou reutilizados, já o lixo orgânico pode virar adubo para seu jardim.

Uso de lâmpadas fluorescentes

Trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes é uma medida que muitas pessoas já colocaram em prática. Esse tipo de lâmpada consome menos energia e dura mais, ou seja, mais economia no seu lar.

Captação de água da chuva

Instalar um sistema de captação de água da chuva também é uma excelente maneira de viver uma vida sustentável. O esquema é fácil de ser implementado e ainda é possível utilizar a água que inicialmente não seria aproveitada.

Evite sacolas plásticas

Incentive sua família a utilizar sacolas retornáveis para evitar o acúmulo de sacos plásticos em casa. Isso ajuda o meio ambiente, pois uma sacola plástica demora por volta de 100 anos para se decompor.

Contribuir para a sustentabilidade do planeta é adotar medidas simples em sua própria casa como consumir menos água, energia, roupas e produtos industrializados. Pare para refletir sobre o que é realmente importante e, como já dizia Gandhi, seja a mudança que você quer ver no mundo.

Decoração com itens reutilizáveis

Na hora de decorar sua casa, use a criatividade para reutilizar diferentes tipos de materiais. Garrafas de vidro podem virar vasos para plantas ou luminárias. Pallets podem virar mesas de centro e caixas de feiras viram ótimas prateleiras. Deixe sua imaginação fluir!

Para conhecer outras dicas de decoração sustentável e uso racional do espaço, baixe o Guia de dicas práticas de decoração Terrara.

 

Dicas sustentáveis

Você pode gostar de ler também...