Quais as vantagens em ter energia solar?

0

A energia solar é proveniente da conversão direta da luz solar em eletricidade. É considerada uma fonte de energia sustentável e renovável. Vamos conhecer um pouco mais sobre a energia solar?

 

Energia solar e suas tecnologias

Energia Heliotérmica – Painéis solares captam o calor do sol e o armazena. Após, será transformado em energia solar mecânica, até virar eletricidade.

Energia Solar Fotovoltaico – Células fotovoltaicas são expostas e a luz solar é captada e transformada diretamente em energia elétrica. Diferentemente da tecnologia acima, o sistema fotovoltaico não necessita de alta irradiação para funcionar, porém a quantidade gerada de energia depende da densidade das nuvens. Quanto menos nuvens, a probabilidade de resultar em uma produção maior é aumentada, devido a reflexão da luz solar.

Aquecimento Solar – Composto por placas coletoras de energia solar e um Boiler (reservatório térmico). A radiação solar é enviada para a água que circula dentro do Boiler. Pela termossifão, as águas frias com a água quente geram uma circulação natural.

 

Leia: Conheça os “Telhados Verdes” e veja como eles estão transformando as cidades

 

Energia solar

Como funciona a energia solar no período noturno?

A geração de energia é interrompida durante a noite, pois necessita de incidência de luz solar. Porém, existem duas maneiras para manter a alimentação de energia:

Sistema Grid Tie – Interligado à distribuição da concessionária de energia, esse sistema permite que, enquanto os painéis não estejam gerando energia, a alimentação seja feita pela concessionária.

Quando a quantidade de energia gerada em determinado mês for superior à energia consumida naquele período, o consumidor fica com créditos que podem ser utilizados para diminuir a fatura dos meses seguintes. De acordo com as novas regras, o prazo de validade dos créditos passou de 36 para 60 meses, sendo que eles podem também ser usados para abater o consumo de unidades consumidoras do mesmo titular, situadas em outro local, desde que na área de atendimento de uma mesma distribuidora. Esse tipo de utilização dos créditos foi denominado “autoconsumo remoto”. (Fonte: Aneel)

Sistema Off Grid – Diferentemente do sistema anterior, o Off Grid é independente da concessionária. A energia produzida, que não é utilizada, fica armazenada em baterias, sendo aproveitada no período em que o consumo é maior que a produção.

 

Leia: Ideias para decoração com canos de PVC

 

energy-1322810_1920

Benefícios da energia solar

Econômicos:

  • O sistema de energia solar, na grande maioria das vezes, não necessita de nenhum combustível;
  • Após o investimento inicial ser recuperado, a energia solar fica praticamente gratuita.

Ambientais:

  • Energia solar é limpa, renovável e sustentável, ajudando, assim, o meio ambiente;
  • Os sistemas de aquecimento solar não poluem o ar, sendo assim, contra para o aquecimento global;
  • A água é aquecida no mesmo recipiente onde será usada.

Manutenção:

  • Com uma longa vida útil, os sistemas necessitam de poucas manutenções;
  • Além de silencioso, não possuem odores, nem se movimentam;
  • Conforme a necessidade, o sistema pode ser expandido, acrescentando-se novos coletores.

 

Leia: Revestimentos alternativos e ecologicamente corretos

 

Energia solar

 

Aproveite os benefícios, procure um especialista e veja se seu imóvel possui condições para alguma dessas tecnologias.

 

Veja também:

+ 3 opções para investir no setor imobiliário

+ Sustentabilidade também na decoração

+ Iluminação natural: conheça os benefícios dessa técnica

 





Compartilhe:

Sobre o Autor

Trabalha com Marketing Digital na Lopes Consultoria Imobiliária. Estudante do 3° ano de Publicidade e Propaganda no Mackenzie.

Comentários não são permitidos.