Sustentabilidade

Sua Casa Verde: Limpeza e consumo sem prejudicar o meio-ambiente

Um mundo sustentável começa em casa. Existem diversas maneiras de colaborar com o meio-ambiente ao fazer a limpeza do dia a dia e as compras.

Confira agora algumas dicas de como deixar a sua casa limpinha e organizada ao mesmo tempo em que diminui seus impactos na natureza

1. Reciclagem do Lixo

Do total do lixo produzido, apenas 2% é destinado à coleta seletiva e isso acarreta em R$8 bilhões em prejuízos ao país todo ano. Além de separar o descarte orgânico do reciclável, você também pode recorrer, por exemplo, à coleta de óleo de cozinha usado. Você pode armazená-lo em garrafas pet e depois enviá-los para reciclagem, onde ele vira, por exemplo, biodiesel.

2. Use água racionalmente

Limpeza Verde: Deixe sua casa limpa sem prejudicar o meio-ambiente

Você tem o bom hábito de fazer a limpeza do quintal ou da cozinha com balde e não mangueira? Parabéns! Mas saiba que é possível melhorar ainda mais. Você consegue o mesmo resultado que obteria com água da torneira se utilizar água reaproveitada do tanque ou da máquina de lavar roupas.

3. Leia embalagens

Preste atenção quando comprar seus produtos de limpeza. Muitos deles contêm em suas formulações elementos químicos extremamente maléficos ao meio-ambiente e à sua saúde. Opte, sempre que possível, por produtos biodegradáveis que são facilmente identificáveis por selos de qualidade nas embalagens.

4. Compre refis e produtos a granel

Grande parte do impacto que causamos à natureza vem das embalagens utilizadas para aquilo que consumimos. Porque não evitar se pudermos? Produtos que tenham a possibilidade de refil e a granel retiram grande parte da embalagem descartável de circulação. Porque melhor do que reciclar o descarte, é nem produzi-lo.

5. Conheça alternativas caseiras

Limpeza Verde: Deixe sua casa limpa sem prejudicar o meio-ambiente

Além de sustentáveis para o meio-ambiente, elas também são sustentáveis para o seu bolso. E funcionam perfeitamente! Suco de limão e água colocados para rodar por cinco minutos no microondas limpam melhor do que produtos químicos. Já o bicarbonato de sódio colocado em saquinhos de tecido, é excelente para remover odor de sapatos.

E você, conhece alguma dica para manter a casa limpa sem prejudicar a natureza?

Você pode gostar de ler também...