Entenda por quê a sustentabilidade cresce no setor de Engenharia Civil

0

A indústria da construção civil é o setor de atividade humana que mais explora os recursos e bens naturais no planeta. Produz grandes quantidades de poluentes e reduzidos que afetam a saúde e o bem estar do ser humano. A engenharia civil nos últimos anos tem conquistado grandes avanços quando o assunto é construir com sustentabilidade.  Além disso, os cursos de arquitetura também têm buscado orientar os futuros profissionais sobre os novos desafios da profissão e como superá-los. O mercado tem ficado cada vez mais exigente por edificações sustentáveis.

A construção sustentável surgiu como uma forma de construir casas e edifícios de formas eficientes. Diversas práticas são aplicadas durante e depois do processo de construção para que  obtenha-se uma obra que não agrida o meio ambiente. O máximo de cuidado na hora das escolhas de produtos e materiais são tomados, além de técnicas e tecnologias inteligentes que ajudam na elaboração e desenvolvimento da obra.

Engenharia Civil

Engenharia: uma área essencial para a sociedade. Entenda!

 

O conceito construção sustentável é formado por preceitos básicos, sendo alguns deles:  

Projetos inteligentes

Utilizam característica do local para poupar recursos, como por exemplo, escolher os melhores ângulos para janelas e portas para que a luz natural possa entrar e dessa forma poupar energia elétrica.

Materiais que não agridam o meio ambiente

Esta é uma das principais práticas quando pensamos em construções sustentáveis. Existem dezenas de materiais que a engenharia civil pode fazer uso disponível hoje no mercado. É possível explorar as vantagens de cada uma para solucionar problemas e contribuir para um meio ambiente melhor.

Redução da poluição e gastos

O conceito de sustentabilidade na construção também está ligado a fatores sociais e econômicos. Quando diminuímos o gasto com materiais ao mesmo tempo estamos contribuindo para evitar o desperdício. Soluções inteligentes e reaproveitamento de material são exemplos de como a engenharia civil pode explorar o conceito de sustentabilidade.

+ Conheça os “Telhados Verdes” e veja como eles estão transformando as cidades

 

Sustentabilidade é Futuro  

Com recursos naturais escassos, saber como utilizar e reaproveitar os materiais disponíveis é fundamental para o bem do planeta e dos futuros moradores da casa ou apartamento. Muitos materiais poluentes são utilizados nas obras convencionais, com tempo estes materiais podem acabar se tornando nocivos para a saúde. Hoje em dia existe um gama de materiais que são tão bons ou melhores que os utilizados na construção civil e sem agredir o meio ambiente. Como por exemplo o tijolo ecológico, que é feito de terra e cimento mas não necessita ir ao forno, evitando assim a utilização de lenha e emissão de gases que causam o efeito estufa. Além de que esse material economiza 70% do concreto e argamassa usados no assentamento, assim diminuindo pela metade o tempo da construção.

Outros exemplos de materiais são o cimento ecológico, que é feito de resíduos de siderúrgicas e é mais durável; as tintas minerais que não são derivadas do petróleo mas compostas por terra e solução aquosa e as telhas ecológicas feitas de embalagens longa vida.

É importante para a engenharia civil começar a estudar novos métodos e materiais sustentáveis, o modo como as moradias  atuais são feitas estão começando a ficar insuficiente para as necessidades humanas. As mudanças climáticas trazem novos necessidades  e as moradias pedem por  mudanças e materiais mais duradouros e resistentes.

Quais as vantagens em ter energia solar?

 

Qual a importância dos materiais sustentáveis para a engenharia civil?  

Não é de hoje que as questões ambientais são temas de preocupação mundial, por ser o setor que mais consome as matérias primas do planeta. Os materiais sustentáveis além de fazerem bem para o planeta e a sociedade, muitas vezes são mais baratos.

Além disso, o uso de matérias primas renováveis e sustentáveis ajuda para a democratização de preços e proteção do meio ambiente em todo o planeta, isso porque a busca por matéria-prima leva a escassez e destruição de inúmeras paisagens naturais.

As formas de ajudar o meio ambiente são as mais diversas, hoje dia  o sonho de ter uma casa totalmente sustentável já possível. Caso o orçamento esteja curto é possível fazer uma pesquisa e saber quais os melhores tipos de materiais para o local onde vive.

Telhados verdes, isolamento térmico ecológico, pisos feitos com materiais reciclados, tintas não poluentes e diversos outros tipos de materiais de construção já estão disponíveis no mercado para serem utilizados.

Decoração Sustentável – Ecodesign

 

Recursos energéticos  

Sustentabilidade na construção também está relacionada às formas como utilizamos a energia após a obra. Optar por chuveiros e lâmpadas que consomem menos energia é um exemplo. Além disso, a forma como os aparelhos consomem energia também é uma das preocupações,.

O conceito de sustentabilidade na engenharia civil é moderno, podendo ser utilizado por pequenas casas ou em até grandes prédios. É um conceito que busca melhorar as formas de interação do ser humano com o local onde vive e o meio em que sua residência é localizada. Buscar por soluções eficientes e que não maltratem o meio ambiente é uma meta mundial. Os melhores cursos de arquitetura tem formado profissionais que criam projetos bem estruturados e com baixo impacto ambiental, ensinando-os a como explorar os recursos existentes sem agredir a natureza e trazer grandes benefícios a qualidade de vida da sociedade.

 

Veja também:

Crie um belo jardim com reciclagem e sustentabilidade

Os profissionais que constroem sonhos: Engenheiro e Arquiteto

Revestimentos alternativos e ecologicamente corretos

+ “Do design orgânico a arquitetura viva”, uma porta para o futuro

 

 





Compartilhe:

Sobre o Autor

Comentários não são permitidos.