3 passos para organizar sua viagem com tranquilidade

0

Viajar é bom demais, mas para algumas pessoas pensar em viajar pode se tornar um transtorno. Hoje vou dar algumas dicas de viagem para tornar essa tarefa menos estressante e muito mais prazerosa.

viagem

1) Organização da viagem

Todo planejamento da viagem começa com a definição do lugar que irá visitar. Então, se essa é uma das suas principais dificuldades, meu conselho é faça uma lista dos possíveis lugares que gostaria e pesquise mais a respeito para assim definir o local. Será uma viagem de lazer ou negócios? Será com a família ou romântica? Será para conhecer pontos turísticos ou para descansar? O destino é sem dúvidas o ponto mais importante para iniciar a organização da viagem.

Definido o local, está na hora de ver o transporte e a hospedagem. O transportes mais comuns são: carro, ônibus, avião ou até barco. Hospedagem podemos citar como principais: hotel, flat, resort, pousada, albergue, camping ou casa de amigos, parentes e conhecidos. Sabendo como será feito o transporte e onde ficará, fica mais fácil para definir o que deve ser levado na mala.

Outras informações importantes para a organização da viagem e ver o clima do local, moeda e língua utilizada, cultura e religião, além dos documentos necessários.

Dica: crie um roteiro da viagem.

 

2) Organização da mala

Prontinho destino escolhido, hospedagem e transporte definidos. Chegou a hora de organizar as malas. Em seu planejamento você verificou o clima do local, quantos dias serão de viagem e também onde ficará. Escolha looks versáteis, de tecidos leves e que não amassem. Não leve embalagens inteiras de cosméticos e no caso das mulheres apenas o kit básico de maquiagem. Você pode levar roupas íntimas e meias dentro dos calçados para economizar espaço e lembre-se: quanto mais pesada for à roupa, mais por baixo da mala ela deve ficar e por fim use e abuse das subdivisões para armazenar pequenas coisas.

Para não levar excesso, verifique se irá realizar compras no local e os serviços oferecido como: lavanderia, ferro de passar, secador de cabelo. Isso pode evitar que leve peso a mais. Se necessário leve sacos para roupas sujas.

A escolha da mala também é importante, no caso de camping existem mochilas especificas para isso e no caso de viagem internacional verifique o peso limite da bagagem e da mala de māo. Identifique-as sempre!

Dica: use um checklist de viagem

 

3) Organização das tarefas

Dependendo de quantas dias ficará fora da sua casa, você precisa providenciar algumas coisas:

  • Animais de estimação: onde ele ficará ou quem cuidará dele;
  • Plantas: destine alguém para cuidar delas;
  • Contas: programe para receber as contas antes ou deixe os pagamentos programados;
  • Casa: não deixe louça suja, lixo e nem a casa desarrumada. Feche janelas e torneiras, desligue o gás e a luz, retire os eletrônicos da tomada.

 

Prontinho! Seguindo essas dicas sua viagem será maravilhosa e não se esqueça de levar pilhas, baterias e carregadores para tirar muitas fotos na viagem! Hasta la vista!

 

Kalinka Carvalho

Consultora, Palestrante e Blogueira em Organização Pessoal, Residencial e Eventos

 

 

Veja também:

Quer viajar sozinho? Veja os melhores lugares no Brasil

Orlando: Visite a Disney, a Universal e o SeaWorld gastando pouco

+ Turismo acessível: qualidade de vida pra pessoas com limitações físicas

 

 





Compartilhe:

Sobre o Autor

Comentários não são permitidos.