Cartões postais de Buenos Aires
Viagens

Cartões postais de Buenos Aires

Buenos Aires nos seduz com facilidade usando todo seu charme de cidade mais europeia da América Latina. Sua vida cultural agitada vai muito além do tango e a sua gastronomia é capaz de te envolver em um rico conjunto de aromas e sabores.

São essas e tantas outras qualidades que fazem dela o terceiro destino mais desejado por brasileiros, depois de Orlando e Nova Iorque, nos Estados Unidos. Se ainda somarmos a essas características a proximidade com os grandes centros brasileiros, o câmbio que sempre nos favorece e as constantes promoções de passagens aéreas, nós encontramos razões de sobra para dar um pulo na charmosa capital da Argentina.

Há quem diga que Buenos Aires deixou de ser um destino barato, mas eu discordo. O que aconteceu é que a cidade deixou de ser de graça e agora os preços praticados por lá são mais justos. Se você está preocupado com a inflação que os portenhos alardeiam existir por lá, esqueça. Esse é um mal que vai atingir apenas os locais, já que turistas como nós não experimentam da vida diária da cidade.

Eu escolhi algumas das atrações dessa cidade vibrante para que você tenha, ainda, outros motivos para começar a fazer as malas e vir voando para cá.

Puerto Madero | Essa antiga zona portuária é hoje um dos lugares mais badalados da cidade. Aqui, os galpões que antigamente abrigavam as mercadorias que chegavam pelo Rio da Prata hoje são charmosos cafés, bares e restaurantes onde você pode tomar um vinho apreciando a bela Puente de La Mujer, que dizem ter sido inspirada nos movimentos de uma dançarina de tango.

La Boca | Um dos bairros mais tradicionais de Buenos Aires, o colorido La Boca tem casas pintadas em cores vivas e alegres. Foi nessas ruas que o tango se tornou popular e conquistou a posição de ritmo nacional. Aqui, aproveite para comer um alfajor, no Caminito. Esse biscoito recheado com doce de leite e coberto por uma fina camada de chocolate é o preferido dos portenhos.

 A Puente de la Mujer no charmoso Puerto Madero. Foto: Lima Pix

As casas coloridas do La Boca. Foto: Dragon Caiman

Parque de la Flor | Essa imensa flor de alumínio fica aberta durante o dia e se fecha a noite. Bem pertinho do bairro Recoleta, ele é apenas um dos belíssimos e bem cuidados parque da cidade.

Cemitério da Recoleta | Em poucos lugares do mundo você terá um cemitério listado entre os seus principais pontos turísticos e a razão pela qual o Cemitério da Recoleta se tornou um dos lugares mais visitados de Buenos Aires pode ser rapidamente percebida: os túmulos são verdadeiras obras de arte com esculturas monumentais. Além disso, aqui está sepultada Evita, a primeira-dama de origem humilde que conquistou o coração da nação durante o governo peronista.


A flor de metal que se abre apenas durante o dia. Foto: Trey Ratcliff


O exótico cemitério da Recoleta. Foto: Trey Ratcliff

Zoo de Lujan | Nesse zoológico nada convencional você será convidado a tocar e alimentar animais como tigres, leões, camelos e elefantes. Essa é uma atração imperdível se você estiver viajando com crianças. Prepare a máquina fotográfica e reserve uma tarde para se divertir por aqui. Malba | Considerada a capital latino-americana da cultura, Buenos Aires tem inúmeros museus. O Museu de Arte Latino-Americana (Malba), o mais importante deles, tem uma vasta coleção de obras de artistas latinos, incluindo o famoso Abaporu, de Tarsila do Amaral, considerada a tela brasileira mais valorizada do mundo, avaliada em USD$ 1,5 milhão.

 Crianças podem tocar animais selvagens no zoo de Lujan. Foto: Craig James

A fachada do Malba, o mais importante museu de Buenos Aires. Foto: Jack Zalium

Tango | Ir a Buenos Aires e não assistir a um show de tango é como ir a Paris e não visitar a Torre Eiffel. Aqui, você pode escolher as milongas, as casas onde você pode aprender alguns paços da dança ou um jantar acompanhado de uma belíssima apresentação com dançarinos profissionais.

Casa Rosada | A principal sede do governo argentino está no imaginário de todos os que desejam conhecer Buenos Aires. Cenário principal do filme Evita, estrelado por Madonna no final da década de 1990, esse casarão também abre as suas portas para os visitantes nos finais de semana.

Show de tango: você não pode perder. Foto: Trey Ratcliff

Você pode gostar de ler também...

1 Comment

  1. Avatar
    Anonymous says:

Comments are closed.