O quadrado em Trancoso, na Bahia
Viagens

Quatro razões para você visitar Trancoso, na Bahia

Trancoso é um distrito de Porto Seguro, na Bahia. Conhecido pelas suas belas praias e pelo “Quadrado”, a vila surgiu em 1586 com a instalação de um grupo jesuíta na região. A região passou a ser conhecida nos anos 70 quando virou um reduto de hippies e, desde então, Trancoso tem sido um dos destinos turísticos mais procurados no sul da Bahia. Conheça nesse post 4 motivos para você entrar com contato com a natureza e com a atmosfera única dessa incrível terra baiana.

Por que Trancoso é um dos melhores destinos do sul da Bahia?

 1. Praias

Trancoso é conhecido pelas suas belas praias paradisíacas de areia branca, fina e macia. As principais da região são: Coqueiros, Nativos, Rio da Barra, Rio Verde, Ponta de Itaquena e Itapororoca. Outras praias podem ser visitadas por meio de estradas e caminhadas. O clima local é definido pelas palmeiras, pelas águas verdes e pelos hotéis que disponibilizam acessórios de praia, cadeir’as, sofás e músicas para os clientes. Devido a tudo isso, separamos duas opções de praias imperdíveis para você conhecer e apreciar os corais e as piscinas naturais.

Praia do Rio da Barra

A praia do Rio da Barra está localizada a 5 km do centro de Trancoso (Quadrado) e conta com uma natureza impressionante, com piscinas naturais decorrentes da foz do rio, vegetação nativa e maravilhosas falésias vermelhas e brancas que aparecem na história do descobrimento do Brasil. No local há apenas uma pousada e uma barraca de praia, a Terravista, que atende toda a extensão da costa e oferece as mais variadas opções de comida no cardápio. Você pode desfrutar das sombras dos coqueirais presentes na praia, fazer um passeio de caiaque no rio e aproveitar a tranquilidade que a natureza proporciona. O acesso pode ser feito por meio da estrada do Arraial d’Ajuda ou a pé pela Praia dos Nativos.

Praia do Rio da Barra em Trancoso

Praia do Espelho

Considerada uma das mais bonitas do Brasil, a praia do Espelho fica a aproximadamente 25 km de Trancoso. O cenário é composto por falésias, rios, coqueirais, recifes de corais, águas que variam entre verde e azul, areia branca, esteiras, cadeiras de praia e espreguiçadeiras que os bares providenciam. É um refúgio natural que atrai muitos turistas para o que antes era uma vila de pescadores e que hoje é uma região repleta de barracas e pousadas ao pé da areia.

A praia é perfeita para a prática do mergulho, já que os corais suportam diversos tipos de vida marinha e criam um visual inesquecível. Também é possível fazer passeios de barco e canoa pelas águas e visitar os mirantes que ficam nas falésias. A curiosidade dessa praia está em seu no nome, inspirado no reflexo que o sol causa sobre as piscinas naturais durante a maré baixa, tornando-se um espelho da exuberante beleza baiana.

Praia do Espelho em Trancoso

2. Quadrado

Quadrado em Trancoso
O centro de Trancoso é a parte mais importante do distrito e é conhecido como Quadrado. É a área da vila mais visitada e valorizada devido a sua história, que é uma das mais preciosas do sul da Bahia. A região realça todos os traços tradicionais e folclóricos da população, que realiza suas atividades em torno do pequeno centro formado pelo mirante, pela igreja de São João Batista, pelas casas coloridas, restaurantes e a Praça São João.

Quadrado em Trancoso
O ambiente do Quadrado é perfeito para você e sua família. De dia é calmo e tranquilo; de noite, transforma-se num núcleo de agitação. Às margens da praça você encontra diferentes restaurantes, desde os simples até os mais requintados, e lojas, que oferecem artesanatos únicos. Na Praça São João também há um campo de futebol, inúmeras amendoeiras e a igreja de São João Batista, construída em 1656. Atrás da catedral encontra-se um mirante de tirar o fôlego: de lá é possível ver um maravilhoso pôr do sol, o oceano, as praias, as falésias marcantes da região e a foz do Rio Trancoso.

Pode parecer difícil, mas é possível encontrar um lugar para morar ou passar as férias bem pertinho do Quadrado, em Trancoso. Vale a pena conhecer o encantador Trancoso Residence e fazer um tour virtual no site da Lopes Imóveis!

Igreja no Quadrado em Trancoso

3. Restaurantes

Todo mundo sabe que a culinária baiana é uma das mais ricas do nosso país e que agrada a diversos tipos de paladares. Ela está presente nos pequenos detalhes do nosso cotidiano: o uso da pimenta, do gengibre e do leite de coco vem dos costumes dessa querida região. Pensando nisso, escolhemos 3 ótimos restaurantes em Trancoso para você experimentar os tradicionais quitutes baianos e desfrutar de uma ótima refeição com os amigos e a família.

O Cacau

Fundado em 1999, o restaurante fica na Praça São João, ao lado do Quadrado, e é especialista em comidas típicas brasileiras e frutos do mar. Perfeito para jantares românticos, com amigos ou a família.Trancoso6

El Gordo

Situado no Quadrado, também na Praça São João, o El Gordo tem uma característica única: a incrível vista para o mar. O cardápio é recheado de opções baianas e regionais, assim como pratos da culinária portuguesa e asiática.Trancoso7

Capim Santo

O restaurante é ideal para um passeio a dois, para a degustação de um bom vinho e para você provar as especialidades da casa: peixes e frutos do mar, pratos que misturam a culinária típica da Bahia com a modernidade da gastronomia contemporânea. Vale a ir até a Praça São João no Quadrado e experimentar o suco de capim santo. Inaugurado em 1985, também apresenta outra unidade em São Paulo.
Trancoso8

4. Festas tradicionais

A comemoração da cultura local se dá principalmente com as festas de São Sebastião e São Brás, no dia 20 de janeiro e 3 de fevereiro, respectivamente. Nas datas celebra-se, no Quadrado, o samba e o forró com festas que contam com a presença de locais e turistas que embalam o canto e a dança durante o dia todo com muita emoção e energia. O momento mais importante do evento é a elevação do mastro com a bandeira dos santos.

Festas tradicionais de Trancoso
Outras festas tradicionais são as várias festas juninas que louvam São João, santo protetor dos casados e efêmeros, o Réveillon e a de Iemanjá, que acontece na Pousada Estrela D’Água no dia 2 de fevereiro. Orixá de diversas religiões, Iemanjá atrai uma quantidade enorme de admiradores para a festa, que saúda a Rainha do Mar.

Você pode gostar de ler também...