Um charmoso cantinho espanhol
Viagens

Um charmoso cantinho espanhol


[Por Vinhos de Bicicleta]

Em meio a montanhas repletas de videiras antigas, brota uma cidadezinha espanhol sedutora.

As edificações com telhados charmosos se espalham ao redor da rústica igreja, os tijolos antigos pintam a cidade no pôr-do-sol e as roupas penduradas nos varais completam a paisagem com ar intimista. Estou me referindo à Villabuena de Alava, em Rioja Alavesa (no País Basco), um ponto de parada obrigatório para viajantes amantes de bons vinhos e tranquilidade.

Para dimensionar a importância que a cultura do vinho tem para essa pequena e pitoresca cidade, considere que ela tem aproximadamente 320 habitantes e que mais de 10% deles (quase 40) trabalha com o vinho. Portanto, uma a cada oito pessoas da cidade está diretamente ligada à cultura vinícola.
Dentre as diversas boas opções da cidade, existe uma que merece atenção especial: a Bodega Viña Izadi. Essa companhia vinícola foi fundada na década de 80 por Gonzalo Antón, cuja intenção inicial era fazer vinhos que fossem de qualidade superior e pudessem ser servidos para seus amigos próximos. Seguindo uma proposta mais ousada de vinificação, que fugia um pouco da tradição arbitrária da região, Gonzalo buscava produzir vinhos bons e acessíveis.

Um dos vinhos mais marcantes dessa bodega é o Izadi Crianza 2006 – D.O.Ca. Rioja Alavesa. É um varietal Tempranillo, de graduação alcóolica 13,5º, que possui coloração rubi. Após passar 14 meses em barricas de carvalho americano, o vinho apresenta principalmente notas de frutas vermelhas no nariz e um corpo que remete a aromas frutados e florais na boca.

Se ainda não conhece muito bem as terras e vinhos espanhóis, estão aí boas pedidas para as próximas férias. É praticamente certo que terá ótimos momentos se escolher dar uma passadinha pela encantadora Villabuena de Alava.

Você pode gostar de ler também...

1 Comment

  1. Avatar
    Richard S says:

Comments are closed.