Mercado Imobiliário

É melhor comprar um terreno ou um imóvel?

Várias coisas devem ser levadas em consideração na hora de fazer esta escolha

Muitas pessoas estão alcançando o famoso sonho da casa própria, algumas com uma dúvida pertinente: comprar um imóvel já pronto ou comprar um terreno e construir? Existem vantagens e desvantagens nas duas opções, por isso é preciso estar bem informado sobre as possibilidades. Leve em consideração a quantia disponível para o investimento e o tempo disponível para a mudança. Para a aquisição de ambos é sempre bom buscar por incorporadoras para garantir um bom negócio e melhores preços.

comprar um terreno

Vantagens e desvantagens de comprar um terreno

Uma das principais vantagens de comprar um terreno e construir uma casa é a idealização do imóvel. O proprietário poderá projetar a casa da forma que desejar, porém é preciso ter tempo, pois começar um imóvel do início é algo demorado e que requer mão de obra qualificada.

Construir do zero requer um planejamento, desde o projeto do imóvel, que deve ser feito por profissionais capacitados, recursos para a construção, pensar em todas as fases desde o projeto arquitetônico, elétrico e hidráulico, isso para evitar gastos imprevistos.

Existem linhas de financiamento para quem deseja construir e já possui um terreno, o que não é a opção mais fácil, mas que pode ajudar no processo. Para quem optar por um financiamento, é necessário ter o terreno com a documentação regularizada e o projeto pronto e depois fazer o pedido junto ao banco, que irá avaliar os documentos e validar o processo. Atualmente construir acaba saindo 30% mais barato que comprar uma casa pronta.

Vantagens e desvantagens de comprar um imóvel

Comprar uma casa já pronta é algo que pode ser mais prático, porém pode necessitar fazer algumas pequenas modificações. Caso tenha pressa para mudar, é a opção perfeita, e se tratando de custo, pode sair um pouco mais caro a compra da casa pronta.

Para a compra da casa própria também há a possibilidade de fazer um financiamento, o que é mais comum, por isso existem muitas opções de financiamento. Para essa escolha é necessário pesquisar as taxas de juros minuciosamente, pois elas mudam de um banco para outro.

Nos dois casos é necessário ter uma boa quantia para investir, imprevistos acontecem sempre. O que mais faz diferença na hora de escolher é a necessidade do comprador, caso queira sair do aluguel imediatamente o aconselhável é um imóvel já pronto, caso tenha tempo e queira algo personalizado o melhor é comprar um terreno e construir.

Autor: Jacqueline Gonçalo – Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Você pode gostar de ler também...