Mercado Imobiliário

3 erros comuns na compra do primeiro imóvel

Comprar uma casa nova sempre é uma conquista a se comemorar, especialmente quando você compra seu primeiro imóvel. Em meio a emoção, nos sentimos atraídos pela bela varanda, pela piscina, pelo piso, até mesmo aquele belo balcão de mármore. Olhamos para o imóvel e pensamos: “Isso é perfeito!”. Esse é um dos primeiros alertas de cuidado.

Quero dizer, quem não gostaria de possuir um pouco mais de espaço ou uma varanda com piscina e uma churrasqueira para aproveitar o final de semana? E sendo tão perfeito, não precisaria investir em reformas, economizando assim dinheiro, certo? Infelizmente, não é bem assim.  Mas não se preocupe, aqui nós sinalizamos alguns erros comuns de quem compra o primeiro imóvel e como evitá-los.

 

primeiro imóvel

 

Impaciência

Não se compra uma casa de um dia para o outro. A ideia de comprar um imóvel tem que amadurecer e, para que isso aconteça, a impaciência precisa passar longe. O primeiro passo é acompanhar o mercado imobiliário. Se manter informado é um processo que muita gente não faz. Após, pesquise bastante o tipo de imóvel que você quer, pois muitos erram nessa parte, não procuram o bastante sobre informações e subsídios para decidir com inteligência. Faça da internet sua grande aliada, com ela avalie qual o preço do metro quadrado médio na região que pretende comprar seu imóvel.

Outro ponto importante é a visita no local que você deseja, para obter a verdadeira imagem do imóvel oferecido no mercado. É essencial dar uma olhada pessoalmente, pois algumas propagandas e imagens podem estar longe da realidade.

Ao longo do tempo, você terá uma ideia da qualidade dos imóveis e dos preços. Se for impaciente e desinformado, você pode pagar muito mais caro pelo imóvel, ou  acabar em uma local que não era o que você queria.

 

+ 5 dicas para escolher o melhor bairro para comprar um apartamento

 

Planejamento feito com emoção

Muitas vezes planejamos nossas vidas baseados na emoção, como, por exemplo, a aquisição da primeira casa. Muitas pessoas usam o argumento de que precisam de um imóvel grande para a família ter espaço. Mas qual é o real espaço que você precisa? Cuidado para não comprar mais do que realmente é o necessário.  Uma casa muito grande tem inúmeras vantagens, porém possui desvantagens também. Além de um preço de compra maior, ele está associado a maiores custos adicionas. Tanto com o do imposto, quanto com o de seu cuidado e manutenção.

Compare seu dia-a-dia com o uso do imóvel, pois se as pessoas que moram na casa passam muito tempo fora, a grandeza do imóvel ficará sem uso. Portanto, sempre tente manter isso em mente quando for pensar sobre o tamanho da propriedade que deseja comprar.

 

primeiro imóvel

Não esqueça das taxas e impostos do Imóvel

Outro erro que se deve evitar na compra do primeiro imóvel é desconsiderar as taxas e impostos. Tem que ser lembrado que além do valor do pagamento à vista ou das parcelas do financiamento, será necessário arcar com uma série de custos.

Apartamentos ou casas já construídas, há o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). Não podemos esquecer do famoso Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que nas grandes cidades possuem alguns valores bem elevados.

Imóveis na planta também contam com suas demandas específicas, como a escritura, o registro, o ITBI e a variação de INCC (Índice Nacional de Custos na Construção). Um comprador desprevenido, que não computa essas taxas, é surpreendido em grande escala, pois os valores somados passam a representar grande importância.

Não podemos esquecer, também, da taxa de condomínio, que varia de acordo com o tipo de imóvel, o tamanho da área comum e com as opções de lazer e segurança do empreendimento, dentre outras.

 

Veja também:

+ Primeiro imóvel pra morar ou investir?

+ Como economizar para comprar um imóvel

+ As 03 Regras para a Compra de um Imóvel Usado

 

 

Você pode gostar de ler também...