5 dicas para escolher o melhor bairro para comprar um apartamento

0

Muitas vezes o imóvel dos nossos sonhos está localizado em um bairro desconhecido. Por isso, antes de realizarmos nosso sonho precisamos dar uma checada no bairro, perceber se ele nos oferece comodidade e infraestrutura. Confira 5 dicas de como avaliar e encontrar o melhor bairro para fechar a compra de um apartamento.

 

newyork-993604_1280

 

1 – Confira se o bairro se encaixa na sua rotina

Nossa rotina determinará nossa qualidade de vida no determinado bairro. Para quem vive em grandes centros urbanos, os deslocamentos são pontos essenciais para serem levados em consideração. Morar em um bairro que saia muito do raio trabalho ou faculdade, por exemplo, não é uma boa opção, pois, além da correria, a logística aumenta.

 

2 – Menores Deslocamentos

O melhor bairro é aquele que consegue suprir suas necessidades, ou seja, aquele que você menos se desloca, que possui um bom supermercado, grandes redes de farmácias, escolas, padarias, minimercados, academias, banco, posto de gasolina, cabeleireiro, entre outros tipos de comércio ou serviço, que estejam em sua lista de necessidades.

Com sua valorização nesse ponto, você ganha um atrativo maior de poder contar com maneiras mais práticas e rápidas, facilitando o dia a dia, como, por exemplo, um mercado perto. Assim, precisando de uma garrafa de leite, ou se o café acabar, o mercado te dará a possibilidade de ir às compras e, dependendo do local, nem precise tirar o carro da garagem.

 

3 –  Oferta de infraestrutura

Confira a oferta de transportes públicos para o bairro, mesmo não precisando, pois outras pessoas podem precisar, como empregados domésticos, prestadores de serviços e até mesmo visitantes. Outro ponto a ser considerado é a qualidade da iluminação pública do local. Um bom bairro também conta com áreas verdes, como parques, jardins, que além de tornar o bairro mais bonito, influenciam na qualidade do ar e no clima local, podendo servir também como ótimas alternativas de lazer e práticas de uma vida saudável.

Visite o bairro durante o dia e durante a noite. No período da manhã é o momento em que você pode ter a visão mais correta de como é o local no dia a dia, com os estabelecimentos abertos, alta demanda de transportes, trânsito, etc. Durante o período da noite, além de observar a iluminação do bairro, você pode comparar a quantidade de comércio que continua atuando nesse período, além da percepção de quais são os horários de pico no trânsito e no transporte público do bairro.

 

4 – Conheça os vizinhos

Saber o tipo de pessoas que irão compartilhar o mesmo bairro, mesmo edifício que você é tão importante quanto o resto. Converse com os seus potencias futuros vizinhos, veja com eles o que pensam sobre o bairro, quais são os problemas mais frequentes, como é a segurança do local, como é o trânsito, se há locais de alagamentos e outras questões de importância. É bom entender como será seu vizinho de cima. Assim, o aconselhável é marcar visitas no horário em que frequentemente você se encontrará no seu apartamento para ter a percepção de barulhos, ocupação da garagem, etc.

 

5 – Segurança

Naturalmente, os lugares com boa iluminação, que possuem câmeras de segurança, tanto particulares quanto públicas, circulação de policiamento, são mais seguros do que outros que não possuem. Confira como é a portaria do seu prédio, a entrada da garagem e os entornos do edifício.

 

Bônus – Feira de rua

Possuir uma feira perto de casa pode ser tanto um benefício, quanto um malefício. Para as pessoas que não dirigem, a feira não interfere na rotina. No entanto, para quem precisa do carro a feira pode ser um empecilho para seu deslocamento.

Enfim, para o seu melhor conforto e não arrependimento de compra, é muito importante fazer toda essa análise, afinal, é lá que você viverá a partir de então.

 

Vaja também:

+ Conheça mais sobre o bairro Jardim América

+ Bairros para investir na cidade de São Paulo

+ 3 curiosidades sobre o bairro da Liberdade

 

 





Compartilhe:

Sobre o Autor

Trabalha com Marketing Digital na Lopes Consultoria Imobiliária. Estudante do 3° ano de Publicidade e Propaganda no Mackenzie.

Comentários não são permitidos.