Mercado Imobiliário

Alugar para estudantes – quais os cuidados?

Alugar para estudantes pode, muitas vezes, aparecer uma pergunta: devo ou não? Muitos condomínios e casas que estão para alugar deixam placas dizendo “aluga (menos para estudante)”. Mas de onde vem isso? E por quê?

alugar para estudantes

Existem muitos pontos a serem considerados. Mas isto é permitido? E por que alguém optaria por não alugar para um estudante? Aqui vamos levantar alguns pontos importantes e dar dicas do que você pode fazer.

 

Leia também:

Zelador: Zelar, cuidar, limpar e organizar

Terreno é um bom investimento?

 

Alugar para estudantes

 

Por que uns não alugam?

Em algumas cidades como São Paulo, Ribeirão Preto e Campinas que tem faculdades, todos os anos trazem centenas de estudantes que se mudam para começar a vida universitária. Um passo importante é alugar um apartamento ou casa. Mas, ao encontrar um ponto interessante e ligar para o proprietário pedindo mais informações, é comum ouvir “não alugo para estudante”. Isso acontece muito por um conceito existente de que estudante faz barulho em excesso e causa danos à propriedade.

 

Negar a estudante é legal?

A lei diz que uma imobiliária não pode selecionar por distinção para quem vai alugar. O condomínio também não pode estabelecer quem pode ou não ser morador. Somente o proprietário pode selecionar quem irá alugar sua propriedade.

 

Devo alugar para estudante ou não?

Se sua propriedade fica próximo à universidade, sim. A grande maioria que irá procurar pelo seu imóvel é estudante (geralmente quem não tem ligação à instituição procura não morar próximo) então é uma ótima oportunidade para lucrar.

 

Como evitar problemas?

O importante não é vetar estudante, e sim criar regras para uma boa convivência. Começando com o estabelecimento de limite da quantidade de moradores, assim é possível evitar que crie uma república estudantil. Outro ponto é deixar claro o limite de barulho para que evite o incômodo dos vizinhos.

 

Veja também:

Custos para comprar um apartamento

 

Alugar para estudantes pode ser um bom negócio, e simplesmente “proibir” na hora de alugar para esta classe não é o caminho mais apropriado. O interessante é criar um contrato com regras que estabeleça uma boa convivência entre os vizinhos.

Você pode gostar de ler também...