Apartamentos compactos são os queridinhos do momento no mercado imobiliário
Mercado Imobiliário

Apartamentos Compactos: Veja o porquê vale o investimento

Já não é uma tendência, é um fato: os apartamentos compactos são os grandes queridinhos do mercado imobiliário. Práticos e geralmente bem localizados, eles viraram os imóveis-desejo de públicos completamente diferentes.

Apartamentos compactos são os queridinhos do momento no mercado imobiliário

Bem-sucedidos e jovens profissionais são alguns dos mais buscam os empreendimentos com apartamentos menores. Eles buscam morar perto do trabalho para diminuir e, se possível, até acabar com o tempo de deslocamento entre a residência e o escritório, onde passam grande parte de seu dia. E se não há como levar o ambiente de trabalho para perto de casa, é a casa que se aproxima do ambiente de trabalho. Muitos deles, inclusive, buscam um apartamento compacto não para ser sua moradia principal, mas como uma espécie de base avançada para os dias de semana.

Recém-casados também têm mostrado grande interesse nos apartamentos compactos. Muitos casais optam por este tipo de empreendimento como sua primeira residência após a união. Como no caso de profissionais, a localização é um dos principais fatores nesta escolha: bem localizados, estres empreendimentos permitem que a nova família evite gastos que ocorreriam caso morassem em bairros mais afastados. O carro, por exemplo, pode ser deixado de lado quando se mora perto de uma linha de metrô. Os centros também cada vez mais serviços essenciais que antes não existiam por ali, aumentando sua atratividade residencial.

Há ainda um terceiro público interessado nos apartamentos compactos e cuja representatividade vem aumentando: os idosos, que buscam a independência de morarem sozinhos na maturidade, mas ainda querem estar próximos à família, amigos e atividades. Esse grupo ainda tende a crescer ainda mais a médio prazo, já a população brasileira está envelhecendo.

Apartamentos compactos são os queridinhos do momento no mercado imobiliário

Apenas esses públicos já seriam atrativos para os investidores olharem com atenção para os imóveis compactos: há muita gente desejando estes apartamentos e isso já é garantia de retorno do investimento.

Mas há outro ponto que atrai quem investe: imóveis compactos saem de mercado mais rápido do que qualquer outro, diminuindo o tempo sem rendimento. De acordo com o Secovi-SP, apartamentos de um dormitório levaram entre 15 a 22 dias para serem alugados, enquanto os de dois quartos levaram até 24. Já os maiores demoram mais de um mês para encontrar um novo inquilino.

Na venda os compactos também têm uma vantagem e vem crescendo cada vez mais. Para se ter uma ideia, de 2012 para 2013 a venda de apartamentos pequenos mais do que duplicou. Foram 105,5% de crescimento, mais precisamente, de acordo com a Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio. Desde então, o crescimento continuou.

Existe público, existe mercado e existe tendência de crescimento. Os imóveis compactos são o investimento a se fazer.

 

Veja também:

Como arrumar os móveis em um apartamento studio

Descubra as 3 vantagens de morar em um Studio

Preciso adquirir um imóvel e agora… por onde começo?

 

Você pode gostar de ler também...