Mercado Imobiliário

Área comum: Lazer ou gastos?

Hoje em dia as incorporadoras e construtoras estão cada vez mais fazendo empreendimentos com grandes áreas de lazer e serviços. Estes, “Condomínios Clubes” como são conceituados, estão em evidência e, com isso, o empreendimento tende a ser valorizado pelo simples fato de haver uma boa área comum.

Em contrapartida, os edifícios mais antigos, que possuem pequenas ou nem possuem áreas comuns, estão se refazendo através de reformas planejadas para criá-las. Eles dão vida para áreas pouco utilizadas, para aumentar o valor de cada unidade presente no prédio. Esse foi o principal motivo para o início dessa tomada de decisão dos edifícios. Em muitos, os condôminos foram unanimes a favor da reforma, já em outros, os síndicos tiveram que “correr atrás” para conseguir a mudança.

Hoje em dia, a maioria dos prédios em São Paulo contam com as seguintes áreas comuns: salão de festas, espaço para exercícios (Academia) e espaço infantil (Brinquedoteca).

+ Agora não tem desculpas para você não ser um atleta!

Os novos empreendimentos estão entregando muito mais que isso. Além dos locais citados acima, contam com: piscina, lavanderia, espaço gourmet, espaço para jogos (sinuca, pebolim, ping-pong, etc.), quadras poliesportivas ou campos de futebol, espaço pet, alguns estão vindo até com quadra de tênis e campo de areia.

+ Espaço Pet: Animais de estimação em condomínios 

Que a área comum dos condomínios são de grande importância, afinal é para o lazer do morador, ninguém tem dúvida. Estão se tornando cada vez mais importantes na hora de negociar um imóvel. Muitas pessoas não procuram mais somente o que o apartamento oferece e sim o que o condomínio possui, além de sua futura moradia.

Isso tudo foi comprovado através de uma pesquisa realizada pelo seucondominio.com.br, com mais de 450 pessoas. Ela nos mostrou claramente que a churrasqueira e o salão de festas são as áreas mais utilizadas pelos moradores nas horas livres, com 68%.

Já a brinquedoteca e o parquinho estão em segundo lugar, com 62% da utilização em horas livres. As áreas comuns com foco esportivo (academia, quadra, etc.) estão em terceiro lugar, com 53% de utilização dos moradores nas horas livres. Já a piscina, que tem alto uso no verão, fica nas últimas opções de uso com 41%.

Acesse o site da Lopes e conheça os lançamentos com áreas comuns diferenciadas.

Veja também:

+ Como aproveitar ao máximo as áreas externas

+ Seus direitos no condomínio – áreas comuns

+ Casa ou Apartamento? Eis a questão!

Você pode gostar de ler também...