Como corretores podem melhorar a experiência do cliente?

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O profissional que deseja alcançar sucesso em um segmento tão competitivo quanto o mercado imobiliário precisa manter a atenção permanentemente voltada para a experiência do cliente. Afinal, a maneira como o corretor interage com seus clientes definirá as reações que eles terão ao longo do atendimento.

Ora, como essas reações são de grande importância nos processos de decisão, é preciso cuidar para que elas sejam as melhores possíveis.

Mas o que fazer para que elas sejam assim? Confira as respostas neste post!

Foque mais nas pessoas

Um bom corretor é aquele que conhece tudo sobre o mercado no qual atua. Ele sabe identificar os melhores bairros, fazer boas avaliações e detectar as oportunidades de negócio disponíveis.

Porém, um corretor ainda melhor é aquele que tem sensibilidade para os aspectos humanos do atendimento e que consegue, assim, melhorar a experiência do cliente enquanto ele negocia um imóvel. Portanto, é preciso focar nas pessoas, buscando entender o que elas desejam!

Conheça o perfil do seu cliente

Na prática diária, certamente você já percebeu que existem vários tipos de clientes. Existem aqueles mais extrovertidos, que gostam de conversar, enquanto outros são mais frios e introspectivos. Há os que gostam de desviar o foco do atendimento, falando de futebol ou de outro assunto qualquer, mas há também os que procuram objetividade.

Sendo assim, é importante buscar perceber qual é a preferência do cliente e agir de acordo com ela. De maneira alguma essa estratégia representará falta de personalidade. Pelo contrário, ela significa uma personalidade que é forte o suficiente para que o corretor aja com profissionalismo, de acordo com os desejos e necessidades de quem está sendo atendido.

Assim, com quem não gosta de muita conversa, procure falar pouco. Com os mais falantes, procure detectar o tipo de assunto que eles preferem. Mesmo que você não seja um especialista, é possível ouvir, assim, você oferece à pessoa a percepção de que ela é importante.

Também, vale a pena se manter informado sobre os fatos da atualidade e até sobre temas históricos. Isso é sempre útil para participar de uma conversa — quando for oportuno!

Apresente ao cliente o que ele deseja

Uma das piores experiências que um cliente pode ter é visitar um imóvel com o qual ele não se identifique. Portanto, depois que você já percebeu qual é o estilo da pessoa que você está atendendo, procure saber o máximo de informações que evidenciem o que ela procura em um imóvel.

Você precisará entender se para ela é importante a proximidade com centros comerciais ou se prefere morar em pontos mais isolados. O tipo de decoração que a agrada, as características do imóvel, o preço, as condições de pagamento, enfim, tudo é importante!

A partir desses dados, você deve selecionar aqueles imóveis que mais se aproximam dos gostos do seu cliente, sempre procurando acertar ao máximo.

Aliás, nesse ponto, vale uma ressalva: se você não tem nada para mostrar para o cliente em um dado momento, não mostre nada. É preferível pedir um tempo para fazer uma seleção mais apropriada a ter que levá-lo a um imóvel que não o agradará.

Use a tecnologia

Grande parte das preferências de uma pessoa pode ser testada de uma maneira muito simples, mesmo sem um contato direto. Basta enviar a ela fotografias e vídeos que apresentem o imóvel, desde que as imagens destaquem de maneira apropriada aquilo precisa ser mostrado.

Dessa forma, o cliente pode fazer uma seleção prévia, evitando visitas desnecessárias. Assim, ele também poderá dar mais atenção aos imóveis que são verdadeiramente interessantes, o que o ajudará bastante no processo de decisão.

Vale ressaltar que, com a tecnologia da realidade virtual, essa possibilidade pode ser aproveitada de maneira ainda mais eficiente.

Converse

Procure sempre conversar com o seu cliente sobre as impressões que ele tem a respeito dos imóveis apresentados. Assim, você entenderá melhor sobre o que é essencial para a efetivação de um bom negócio.

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