comprar imóvel
Mercado Imobiliário

Como economizar para comprar um imóvel [Guest Post]

Adquirir a casa própria é um sonho de muitas pessoas: o que não segredo para ninguém é que é preciso se esforçar para conquistá-lo. Para tornar o caminho das economias mais fácil, você pode seguir algumas dicas que farão toda a diferença.

Quando você decide começar a guardar dinheiro para comprar um imóvel ou para pagar a entrada de um, o primeiro passo é definir o tamanho do sonho. Quanto será preciso guardar e durante quanto tempo? São metas que você precisa sempre ter em mente.

Na hora de fazer a escolha de qual imóvel comprar, é muito importante optar por algo que esteja dentro da sua realidade. Opções não faltam! Por isso, mantenha pés no chão para fazer boas escolhas.

Para conseguir juntar o dinheiro, também é importante fazer alguns cortes. Gastos supérfluos podem esperar um pouco. Pisar no freio na hora de gastar o cartão de crédito também contribui para as suas economias.

Além disso, você pode optar por morar em um local que tenha um aluguel mais barato, o dará uma folga no orçamento para que você economize um pouco mais.

Para quem mora sozinho, uma boa saída pode ser dividir a casa com um amigo. Ter alguém para ajudar nas contas vai diminuir os gastos e possibilitar mais economia. Mas se você mora na casa dos seus pais, a tarefa fica mais fácil! Aproveite essa oportunidade de ainda não ter gastos com moradia e faça suas economias.

O que não dá para esquecer é de incluir no orçamento um valor para comprar seus móveis e eletrodomésticos, afinal, não dá para morar em uma casa vazia, não é?

Enquanto você se esforça tanto para alcançar o sonho de morar em um imóvel que é seu, você não pode deixar o dinheiro debaixo do colchão perdendo poder de compra. O grande segredo para potencializar suas economias é investir o dinheiro de forma inteligente.

Seguir a tradição de fazer aplicações na poupança pode não ser a melhor ideia, isso porque o rendimento dessa opção é muito baixo. Existem modalidades em que você encontrará melhores taxas de rentabilidade.

Onde investir para poder comprar um imóvel?

Já que deixar o dinheiro parado pode não ser a melhor ideia, onde é possível aplicá-lo? Existem algumas opções interessantes que você vai conhecer agora.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) é um título de Renda Fixa, onde as instituições financeiras tomam o dinheiro emprestado do investidor para financiar o setor imobiliário. Ou seja, as instituições vendem títulos de crédito e usam o capital para oferecer empréstimos.

O rendimento da LCI geralmente fica bem acima da poupança, é um investimento de baixo risco e não possui incidência de Imposto de Renda para pessoas físicas.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa criado pelo Governo Federal para captação de recursos. Seu funcionamento é simples de se entender: é como se o governo pegasse dinheiro emprestado com o investidor e devolvesse o valor acrescido de juros e correção monetária, depois de um certo período.

O investimento no Tesouro Direto se dá pela compra de títulos públicos, por meio da internet. É possível comprar esses papéis com apenas R$30,00, o que torna esta modalidade muito acessível.

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Com a dinâmica de funcionamento muito semelhante ao Tesouro Direto, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) também é uma forma do investidor emprestar dinheiro, só que neste caso, o empréstimo é destinado à instituições financeiras. Ao resgatar o capital, o investidor também receberá de volta o valor acrescido de juros e correção.

Muito oferecido pelos bancos, o CDB é uma alternativa segura que pode oferecer a liquidez necessária ao investidor.

Ações

Quem busca investimentos mais arrojados, pode escolher uma modalidade como investir em ações. Este é um mercado um pouco mais dinâmico do que os demais que citamos aqui.

Nele, o investidor pode comprar ações de diferentes empresas na Bolsa de Valores e vendê-las posteriormente. A forma de obter lucro é vendendo as ações por um preço superior ao de compra.

Apesar de ser um pouco mais arriscado, o mercado de ações costuma a oferecer taxas de rentabilidade bem atraentes.

Você saberá escolher a melhor opção depois de calcular quanto custará o seu sonho e qual é o prazo conquistá-lo. Planeje por quanto tempo você vai precisar juntar dinheiro para a compra do imóvel e não deixe de avaliar as opções existentes.

A disciplina nas economias atrelada ao bom investimento delas, fará você caminhar a passos largos rumo à conquista do sonho da casa própria.

Você pode gostar de ler também...