Compradores adquirem, em média, 1,8 imóvel durante suas vidas
Mercado Imobiliário

Compradores adquirem, em média, 1,8 imóvel durante suas vidas

Pesquisa inédita realizada pela área de Inteligência de Mercado da Lopes revela que os compradores adquirem, em média, 1,8 imóveis durante suas vidas. Esse índice é variável de acordo com a idade: até os 29 anos, os interessados compram 0,2 imóvel, de 30 a 39 anos 0,6 imóvel, de 40 a 49 anos a média aumenta para 1,4 e, somente acima dos 50 anos alcança 1,8 imóvel.

O levantamento também indicou que mais de 70% das pessoas com mais de 40 anos, estão procurando imóveis para compra atualmente, já residem em imóveis próprios.

Entre todos os entrevistados, 56% pretendem realizar a compra do primeiro imóvel e praticamente todos visam moradia própria (96%), somente 4% indicaram que a finalidade da compra seria investimento. Já para os que já compraram imóveis anteriormente, a proporção de investidores aumenta para 21% dos respondentes.

“Finalmente temos um cenário favorável e as pessoas estão mais confiantes para realizar a compra do primeiro ou segundo imóvel. Mais informadas sobre os lançamentos imobiliários, hoje em dia, as pessoas visitam vários estandes antes de comprar e conhecem os preços praticados. Aumento da renda, baixa taxa de desemprego, menores taxas de juros ao contratar um financiamento e crescimento da população economicamente ativa também são fatores positivos que garantirão muitos anos de crescimento do mercado imobiliário”, afirma Cristiane Crisci, Diretora de Inteligência de Mercado e CRM da Lopes e responsável pela pesquisa.

Ao realizar análise por renda notou-se que 75% dos entrevistados com renda familiar mensal até R$ 9.999 ainda não adquiriram o primeiro imóvel. Enquanto prospects com renda familiar mensal a partir de R$ 10.000, apenas 29% buscam a primeira aquisição, 27% já compraram 1 imóvel, 24% compraram 2 imóveis e 21% compraram 3 imóveis ou mais.

A amostra do estudo foi composta por 1.199 entrevistas, realizadas em junho e julho de 2012, com prospects que entraram em contato com a Lopes nos últimos 3 meses e continuam interessados em comprar imóveis.

Você pode gostar de ler também...