perfil de quem compra imoveis em São Paulo
Mercado Imobiliário

Compradores de novos apartamentos: origem e destino

Será que na hora de comprar um imóvel os moradores de um município permanecem nele ou procuram outro lugar para viver? Para responder a essa pergunta, a Lopes fez uma pesquisa com o objetivo de descobrir a origem residencial de pessoas que adquiriram apartamentos novos para moradia localizados em São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André e Santos. A amostra do estudo contou com mais de 47 mil endereços residenciais.
Foi revelado que os paulistanos são fiéis ao município: 91% das pessoas que compram um apartamento novo na capital já residem na cidade. Notou-se que os empreendimentos em Guarulhos atraem principalmente pessoas do próprio município (53%) e de São Paulo (43%). Já a procedência residencial de compradores de lançamentos em São Bernardo do Campo é de 53% no próprio município, sendo o restante dividido principalmente entre São Paulo (16%), Santo André (12%) e Diadema (8%). A maioria dos compradores de apartamentos lançados em Santo André também é do próprio município (55%), mas há uma parcela significativa de compradores de São Paulo (19%), Mauá (10%) e São Bernardo do Campo (6%). Lançamentos em Santos atraem majoritariamente moradores do próprio município (60%), além de pessoas de São Paulo (17%) e de São Vicente (8%).
Para a capital paulistana foram analisadas também as zonas de valor nas quais os compradores são fiéis, permanecendo na região. Os bairros com maiores percentuais foram Campo Limpo (55%), Vila Prudente (45%), Butantã (44%), Tatuapé (38%), Vila Mariana (33%), Mooca (32%) e Saúde (31%).
Outra revelação da pesquisa foi que empreendimentos lançados em algumas regiões de São Paulo atraem público de zonas de valor diversas, apresentando uma área de influência com maior abrangência geográfica. Ganhou destaque Barra Funda, Campo Grande, Santo Amaro, Chácara Santo Antônio, Morumbi, Vila Leopoldina, Campo Belo e Vila Guilherme.
“As áreas de influências de empreendimentos lançados na Chácara Santo Antonio e Barra Funda são bastante dispersas. Na verdade, são bairros com baixas densidades populacionais que se transformam com os novos empreendimentos. Um marco ocorreu em 2006, quando sete empreendimentos residenciais verticais foram lançados na Chácara Santo Antônio, somando quase 1.500 novos apartamentos. Na época, os clientes apostaram que o bairro se tornaria mais residencial e hoje citam a alta valorização que seus imóveis sofreram.”, explica Cristiane Crisci, Diretora da área de Inteligência de Mercado da Lopes.
“A Barra Funda é um dos vetores de crescimento da cidade que atrai moradores de todas as regiões. Desde 2007 recebeu 18 novos empreendimentos residenciais, cerca de 4 mil apartamentos, e novos condomínios serão lançados nos próximos meses.”, complementa Crisci.
 

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